one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maré Branca toma ruas da capital da Espanha para protestar contra privatizações no sistema de saúde pública

Imagem:

Compartilhar:

Milhares de espanhóis protestam contra a austeridade

Criado em 16/06/13 15h17 e atualizado em 16/06/13 15h27
Por © Agência Lusa

Agência Lusa - Milhares de pessoas manifestaram-se neste domingo (16) em Madrid e outras cidades espanholas, contra as políticas de austeridade, exigindo do primeiro-ministro Mariano Rajoy que se concentre na criação de empregos para tirar o país da recessão.

Ao som de tambores e apitos, os manifestantes desfilaram pelas ruas centrais da capital espanhola, empunhando bandeiras vermelhas e brancas (as cores dos sindicatos) e cartazes onde se lia: “A austeridade destrói e mata” e “Os cortes orçamentais são um roubo”.

O protesto começou por volta do meio-dia junto ao Ministério da Saúde e acabou na Puerta del Sol, onde foi lido um manifesto.

“Esperamos que o Governo perceba que não podemos inverter a situação com cortes e mais cortes. É altura de mudar de rumo e fazer mais pelo crescimento econômico”, declarou Diana Rodriguez, de 47 anos, bancária que está desempregada há quase dois anos.

“O Governo deve mudar de rumo. É evidente que o caminho pelo qual nos têm levado  vai nos afundar ainda mais”, avisou Carlos Lago, um funcionário de 32 anos que trazia um cartaz com a seguinte frase: “Sem pão, não há paz”.

As manifestações aconteceram em 28 cidades espanholas, entre as quais Barcelona, a segunda maior cidade do país, e Vigo, a maior cidade galega.

Os protestos pelos três principais sindicatos espanhóis sindicatos: CCOO (Confederação Sindical das Comissões Operárias), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e USO (União Sindical Operária).

Desde que foi eleito, em dezembro de 2011, o primeiro-ministro Mariano Rajoy anunciou uma série de cortes orçamentais, aumento de impostos e a reforma do sistema de pensões para consolidar as finanças públicas.

O Governo Rajoy prometeu recuperar 150 mil milhões de euros até 2014 graças a um plano de rigor orçamental sem precedentes que tem originado protestos em massa.

A economia espanhola, a quarta da zona euro, recuou 0,5% nos primeiros três meses de 2013, a sétima queda trimestral consecutiva.

O desemprego atingiu uma taxa recorde de 27,16%, o nível mais elevado desde a restauração República espanhola depois da morte de Franco em 1975.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário