one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hassan Rohani está à frente na contagem de votos

Imagem:

Compartilhar:

Novo presidente do Irã descarta renúncia a programa nuclear

Criado em 17/06/13 11h12 e atualizado em 17/06/13 11h15
Por © Rádio França Internacional

O presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, disse nesta segunda-feira (17) que o país está pronto para demonstrar mais transparência sobre suas atividades nucleares mas não está disposto a suspender seus programas de enriquecimento de urânio. Ele disse ainda esperar que o Irã volte a ter relações construtivas com o resto do mundo.

“Nossos programas nucleares são transparentes, mas estamos prontos para oferecer ainda mais transparência e demonstrar ao mundo inteiro que as medidas adotadas pela República Islâmica respeitam totalmente os critérios internacionais”, afirmou Rohani em sua primeira entrevista coletiva concedida em Teerã, após sua vitória na eleição de sexta-feira.

Rohani afirmou que o seu governo vai trabalhar para atingir os objetivos nacionais utilizando o caminho para salvar economicamente o país, relançamento a ética e promovendo uma interação mais construtiva com o mundo e com moderação.

O novo presidente expressou também sua esperança de que todos os países aproveitem esta nova oportunidade para desenvolver relações amigáveis com o Irã.

Nuclear

O governo alemão disse hoje que é preciso encontrar uma solução para a questão nuclear iraniana com “urgência”. Segundo o porta-voz da diplomacia alemã, Andréas Peschke, é preciso continuar o diálogo. Berlim afirma que o Irã tem o direito de ter um programa nuclear pacífico, mas deve também respeitar todas as obrigações internacionais. A Alemanha é um dos seis países que participam de discussões com o Irã sobre o programa nuclear, suspeito pela comunidade internacional de ser uma fachada para a produção de armas atômicas.

Durante sua campanha presidencial, o religioso moderado Hassan Rohani prometeu uma maior abertura de diálogo com o Ocidente mas sua vitória nas urnas não representa uma mudança radical em temas considerados estratégicos. No Irã, os assuntos considerados estratégicos como o programa nuclear e as relações internacionais do país são prerrogativas do Guia Supremo do país, Ali Khamenei.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário