one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tratamento inadequado faz com que muitos retornem ao uso do crack

Imagem:

Compartilhar:

ONU considera que consumo de droga à escala mundial fica estável

Criado em 26/06/13 10h35 e atualizado em 26/06/13 16h06
Por © Agência Lusa

O consumo de droga à escala mundial está estável, estimando-se que 14 milhões de pessoas se injetem com drogas em todo o mundo, das quais 1,6 milhões estão infectadas com HIV, indica o relatório mundial sobre drogas da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório anual, com dados relativos ao ano de 2011, salienta que o consumo simultâneo de drogas, "especialmente a combinação de medicamentos de venda com receita e substância ilícitas, continua a ser uma preocupação", nomeadamente o abuso de "sedantes e tranquilizantes", com mais de 60% dos países compreendidos no estudo considerando estas substâncias entre os três primeiros tipos de abuso.

"O crescente número de Novas Substâncias Psicotrópicas (NSP) que aparece no mercado é também uma questão de grande importância para a saúde pública, não só pelo crescente consumo, mas também pela ausência de investigação científica e desconhecimento dos seus efeitos negativos", acrescenta o resumo do relatório sobre drogas.

Entre os 14 milhões de consumidores calculados, com idades entre os 15 e os 64 anos, os números traduzem, contudo, uma diminuição de cerca de 12% das pessoas que se injetam com drogas e de 46% das que se injetam e estão afetadas pelo vírus HIV, desde as estimativas em 2008.

No ano de 2011, o número de mortes relacionadas com o consumo de drogas foi calculado em 211 mil, sendo que a maioria das mortes ocorreu na população mais jovem e, de acordo com o relatório, poderia ter sido evitada.

O tráfico de entorpecentes tem sido um problema para as autoridades e as zonas da África oriental e ocidental ganham peso nas novas rotas marítimas utilizadas pelos traficantes, levando as apreensões na região a aumentarem, e em muitos casos multiplicando-se por 10.

Por outro lado, os traficantes procuram também novas rotas terrestres, além daquelas que utilizam a zona dos Balcãs, e outras passando pelo sul do Afeganistão, Irã ou Paquistão estão também sendo usadas.

Em todo o mundo a produção de cocaína foi estimada em cerca de 155.600 hectares em 2011, sem alterações relativamente a 2010, mas menos 14% do que em 2007 e menos 30% do que em 2000, mesmo assim com capacidade de produção de 776 a 1.051 toneladas.

O relatório salienta também que o consumo de estimulantes anfetamínicos, excluindo o "ecstasy", continua a aumentar e calcula-se que em 2011 0,7% da população mundial entre os 15 e os 64 anos, ou 33,8 milhões de pessoas, consumiram estas substâncias no ano anterior.

Já a prevalência do "ecstasy", num universo de 19,4 milhões de pessoas, foi mais baixa do que em 2009, enquanto a canábis foi a substância mais utilizada, com um total de consumidores mais ou menos regulares estimado de 180,6 milhões de pessoas, ou 3,9% da população mundial.

O relatório salienta ainda ser necessário "estabelecer um sistema de alerta imediato" aos Estados sobre substâncias emergentes e que seja prestado apoio a um fenômeno complexo e em evolução, partilhando experiências e respostas regionais antes de estudar uma resposta mundial ao problema.

Assista: "Brasil tem crescente mercado consumidor de cocaína, aponta relatório"

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário