one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Xi-Jinping deve ser escolhido também o novo presidente do país

Imagem:

Compartilhar:

Pela primeira vez, Obama e Xi Jinping se reúnem para redefinir relações bilaterais

Criado em 07/06/13 08h08 e atualizado em 07/06/13 08h36
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Xi Jinping
Presidente da China, Xi-Jinping (Leon E. Panetta/CC)

Brasília – Pela primeira vez, os presidentes Barack Obama (Estados Unidos) e Xi Jinping (China) se reúnem hoje (7) no Rancho Mirage, na Califórnia (Estados Unidos), para redefinir as relações bilaterais. A ideia é promover uma relação mais próxima e recuperar a cordialidade de outros tempos. Chineses e norte-americanos lideram negociações econômicas e políticas no cenário internacional e, em muitas situações, adotam posições opostas, como no caso da crise na Síria.

Leia também:

ONU: Conselho de Direitos Humanos condena intervenção estrangeira na Síria

Líderes globais tentam conter escalada de tensões com a Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros (o equivalente ao ministro das Relações Exteriores) da China, Zheng Zeguang, disse que o objetivo das reuniões é estabelecer um “novo modelo” de relação, que inclua não somente a “confiança mútua”, mas também “a igualdade, a inclusão, a aprendizagem e os benefícios”.

Atualmente, a China e os Estados Unidos são os principais parceiros comerciais da maior parte dos países. Paralelamente, ambos são também líderes de negociações políticas internacionais, como a questão da crise na Síria, que dura dois anos, em que os dois países têm posições contrárias. Também deve ser discutido o impasse envolvendo as Coreias do Norte e do Sul.

No passado, ex-presidentes chineses se reuniram com líderes norte-americanos, como Deng Xiaoping (1978-1992), que usou um chapéu no estilo cowboy, e Jiang Zemin (1993-2003), que foi fotografo ao lado do ex-presidente George W Bush, em Crawford em 2002.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário