one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


manifestação istambul turquia

Imagem:

Compartilhar:

Policia volta a dispersar manifestantes em Istambul

Criado em 11/06/13 16h46 e atualizado em 11/06/13 18h26
Por Da Agência Lusa

Turquia Gezi Protesto - 4
Protesto na Turquia atrai jovens e adultos (Araz Zeynisoy/Wikimedia Commons)

Istambul – Centenas de agentes da polícia antimotim voltaram a dispersar hoje (11) manifestantes na Praça Taksim, após milhares de pessoas terem voltado ao local em apoio aos protestos contra o governo.

Horas depois da primeira ação destinada a dissolver o protesto, ocorrido no início da manhã, a polícia voltou a recorrer ao uso de gás lacrimogênio e canhões d'água, destruindo tendas erguidas na praça pelos manifestantes, que foram forçados momentaneamente a abandonar o local que ocupam há 12 dias.

Hoje, em intervenção perante parlamentares do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan voltou a atribuir a culpa dos protestos aos meios de comunicação internacionais e às redes sociais da internet, e advertiu os manifestantes que não haverá mais tolerância. O AKP, partido de Erdogan, está no poder desde 2002.

A retomada de um discurso mais radical, que contribui para aumentar a tensão no país, surpreendeu simpatizantes do líder turco, que esperavam de Erdogan uma posição mais cautelosa e destinada a acalmar os ânimos nas ruas, não apenas em Istambul, mas em todas as principais cidades do país.

Há alguns meses, especula-se na Turquia sobre a possibilidade de uma emenda à Constituição que permita a Erdogan garantir, em caso de vitória eleitoral, uma presidência com mais poderes que a simples função protocolar da atual chefia do Estado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário