one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos em frente à ERT, rede de comunicação pública da Grécia

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro grego propõe reabertura parcial da rádio e televisão públicas

Criado em 14/06/13 17h19 e atualizado em 14/06/13 17h44
Por Agência Lusa

Protestos em frente à ERT, rede de comunicação pública da Grécia
Protestos em frente a prédio da ERT, rede de comunicação pública da Grécia (George Diakoumakos/Creative Commons)

Atenas – O primeiro-ministro Antonis Samaras propôs hoje (14) a reabertura parcial da rádio e televisão públicas da Grécia (ERT), cujo súbito fechamento na última terça-feira (11) provocou protestos generalizados no país e na Europa. Em comunicado, Samaras informou que deverá ser nomeada uma comissão provisória, que, com apoio dos partidos políticos, recrutará um pequeno número de funcionários para retomar imediatamente a emissão de programas de informação. 

Ao fechar a ERT à revelia dos seus parceiros de coligação, o conservador Samaras arriscou-se a provocar uma crise política na Grécia, que permanece submetida a um rigoroso programa de austeridade negociado com os credores internacionais.

Os partidos de centro-esquerda que integram a coligação liderada pelos conservadores da Nova Democracia rejeitaram o fechamento da televisão e rádio públicas e recusaram-se a discutir qualquer plano de reformas até sua reabertura.

Apesar de favoráveis à reestruturação da ERT, um organismo muito criticado pelos seus privilégios, clientelismo e má gestão, os líderes de centro-esquerda já tinham indicado que seus deputados não aprovariam “o decreto-lei destinado a validar o ato legislativo” sobre o fechamento da rede pública, assinado apenas pelos ministros de direita.

A medida também expôs o governo a acusações de autoritarismo, emitidos por diversos grupos midiáticos na Grécia e no exterior.

Centenas de trabalhadores da ERT continuavam hoje, pelo quarto dia consecutivo, a ocupar a sede da emissora em Atenas.

O presidente da União Europeia de Radiotelevisão (UER), Jean-Paul Philipott, que se deslocou a Atenas, pediu hoje ao governo grego para “recuar na decisão” de fechar a ERT e “restabelecer o seu sinal”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário