one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Síria rebate informações sobre uso de armas químicas por agentes de segurança

Criado em 05/06/13 09h55 e atualizado em 05/06/13 10h02
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Conflitos na Síria
Síria rebate informações sobre uso de armas químicas por agentes de segurança (Télam)

Brasília - O governo da Síria rebateu hoje (5) a avaliação da comissão independente de investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o uso de armas químicas em operações militares. Segundo as autoridades sírias, a oposição usa gás sarin nas ações, afetando a população civil. O gás sarin é uma substância tóxica que atua sobre o sistema nervoso e é incluída entre as armas químicas. Há 27 meses, a Síria passa por um clima de guerra, com a morte de cerca de 90 mil pessoas, incluindo crianças e mulheres.

O embaixador sírio na ONU, Fayssal Al Hamwi, desmentiu as acusações e lamentou que a entidade atue “sob pressão” internacional. De acordo com ele, há uma ação para fragilizar o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. Para o diplomata, não há provas suficientes para apontar as autoridades sírias como responsáveis pelo uso de armas químicas.

Ele levantou dúvidas sobre a imparcialidade da comissão, formada por quatro membros, e sob comando do brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro. O embaixador russo na ONU, Alexei Borodavkin, defendeu o governo Assad e criticou a comissão independente.

No relatório, a comissão independente apontou quatro casos de uso de armas químicas na Síria, sem indicar responsáveis. Mas avaliou que a responsabilidade do uso de armas químicas recai sobre “elementos suspeitos relacionados a insurgentes”.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário