one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Mandela em foto de 2004. O broche usado por ele é uma referência a seu ativismo ligado à prevenção do vírus HIV

Imagem:

Compartilhar:

Após um mês de internação, Mandela permanece em estado crítico e estável

Criado em 09/07/13 09h32 e atualizado em 09/07/13 09h56
Por Renata Giraldi* Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Nelson Mandela
Nelson Mandela, de 94 anos, permanece em estado crítico e estável (Archives de la Ville de Montréal/Creative Commons)

Brasília – Após um mês de internação, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 94 anos, permanece em estado crítico e estável. Em nota divulgada pela Presidência da República da África do Sul , o presidente sul-africano, Jacob Zuma, agradece as orações e a comunidade internacional.

"Agradecemos ao público que acompanha de fora do hospital [onde está Mandela, em Pretória]”, diz o texto. “Muitos grupos e indivíduos se reuniram com dignidade, respeitando a privacidade de Madiba [apelido do ex-presidente], dos pacientes, seus parentes e funcionários do hospital. Apreciamos as orações e agradecemos à comunidade internacional e suas mensagens para Madiba e sua família'', acrescenta a mensagem.

Mandela está internado há um mês em Pretória, no Medi-Clinic Heart Hospital, devido a uma infecção pulmonar. Do lado de fora do hospital, uma multidão aguarda por informações sobre Madiba, palavra que significa Conciliador.

Paralelamente, a família de Mandela diverge sobre o local onde ele deve ser sepultado. Há queixas na Justiça de alguns parentes de Mandela contra seu neto Mandla, que é acusado de tentar controlar as decisões. Graça Machel também assina a queixa contra o neto do ex-presidente. Mandela indicou para a família que quer ser enterrado no jazigo familiar de Qunu.

O grupo étnico Xhosa ao qual Mandela pertence, orienta que o morto seja enterrado com os parentes mais próximos, como pais e filhos. No jazigo, que o ex-presidente quer ser enterrado, estão o pai de Mandela e alguns parentes, menos três filhos que foram sepultados em outro local por determinação do neto Mandla.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário