one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Bolívia, Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Bolívia pede à ONU que se pronuncie sobre retenção de Evo Morales na Europa

Criado em 04/07/13 16h41 e atualizado em 04/07/13 16h53
Por Portal EBC*

Brasília - O governo boliviano entregou nesta quinta-feira (04) uma carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com o objetivo de “impedir que se abra um nefasto precedente que poderia afetar a outros  dignatários e colocar em risco a convivência pacífica entre os estados” e pede que se pronuncie frente a esta agressão que “mostra com clareza que as liberdades e os direitos mais elementares podem submeter-se aos interesses de uns poucos em prejuízo da maioria”.

A carta, a que teve acesso a agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina, está assinada pelo representante permanente da Bolívia ante o organismo mundial, Sacha Llorenti, e reprova a atuação das autoridades francesas, portuguesas, italianas e espanholas, por não permitirem o pouso para abastecimento do avião presidencial que levava o presidengte boliviano Evo Morales de Moscou a La Paz.

O texto qualifica essa conduta de “flagrante violação ao direito internacional e à segurança pessoal e liberdade do presidente boliviano”. “Se cometeu um atentado às mais elementares normas da diplomacia a que estão obrigados os estados”, diz.

Pronunciamento

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira (04) que os EUA pressionaram a países europeus integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para que o retivessem no continente, ante a possibilidade de que a bordo do avião em que viajava estivesse também o ex-agente de segurança dos EUA, Edward Snowden.

“Não posso entender como França, Espanha, Portugal e Itália atuem como fieis obedientes aos ditados dos Estados Unidos. Esses países que antes eram defensores da democracia e dos direitos humanos agora sãos os primeiros submetidos aos EUA”, afirmou em entrevista à rádio Caracol.

Bolívia nega pedido de extradição dos EUA

O governo da Bolívia devolveu à embaixada dos Estados Unidos a solicitação de extradição do ex-agente de inteligência, Edward Snowden, por considerá-la ilegal e infundada, informou nesta quinta-feira (04), a diplomacia boliviana.

De acordo com o comunicado, o Ministério de Relações Exteriores da Bolívia realizou a devolução “imediata e categórica” do pedido. “A estranha, ilegal, infundada e sugestiva solicitação de extradição de uma pessoa que não está em território do Estado solicitado, será devolvida ao governo dos EUA”, diz o comunicado.

* Com informações das agências públicas de notícias de Cuba, Prensa Latina e da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário