one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - A ExpoCatólica, feira de atividades pertinentes à fé católica, como parte integrante da JMJ Rio 2013, acontece no Rio Centro, zona Oeste do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

ExpoCatólica divulga roteiros do turismo religioso

Criado em 20/07/13 17h19 e atualizado em 20/07/13 17h45
Por Isabela Vieira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

 


Rio de Janeiro - Católicos e pessoas interessadas em cultura têm a chance de descobrir o que têm em comum as cidades Serrinha (BA), Guaratinguetá (SP) e Natividade (RJ) na ExpoCatólica Rio. A feira apresenta opções de destinos de turismo religioso em todo país, entre hoje (20) e sexta-feira (26). A modalidade tem o potencial de atrair cerca de 15 milhões de pessoas, segundo o Ministério do Turismo.
 
Na feira, que ocorre paralelamente à Jornada Mundial da Juventude (o maior encontro de jovens católicos), os estados brasileiros disputam os turistas. São Paulo montou uma réplica da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, o Pará trouxe a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré – a mesma do Círio de Nazaré – e a Bahia criou um cenário para visitantes sem sentirem na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

“Nós já sabemos que podemos incrementar o turismo religioso somente com os próprios baianos, mas estamos também de olhos nesses 15 milhões”, disse Weslen Monteiro, Diretor de Serviços Turísticos da Bahia. Segundo ele, Bom Jesus da Lapa – um dos principais destinos religiosos no estado, por suas grutas consideradas milagrosas – atrai milhares de romeiros e agora a estratégia é incentivar outros destinos.

“Serrinha fica linda enfeitada pelas luzes de velas acessas dos devotos”, destacou ele, sobre a Procissão do Fogaréu, que há décadas, reúne devotos na noite de Quinta-Feira Santa, quando também é encenada a Paixão de Cristo.

Pensando em levar mais turistas para o interior do estado, o Rio quer chamar atenção para a principal atração do município de Natividade: a réplica da casa de Nossa Senhora. Já em Itaboraí, na região metropolitana, são as cavalhadas que atraem visitantes, explica o secretário de Turismo do Rio, Ronald Ázaro. “Esperamos que os peregrinos da jornada voltem para conhecer esses lugares”, disse.

Em São Paulo, Guaratinguetá é a cidade onde nasceu Frei Galvão, canonizado em 2007. Lá diversos monumentos fazem referência a ele.

O turismo religioso, ou peregrinação, faz parte da vida religiosa de judeus, muçulmanos e católicos, explica o padre Valdeir Goulart, organizador da ExpoCatólica pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A expectativa dele é receber entre 50 mil e 60 mil visitantes por dia na feira, que também conta com estandes de serviços e artigos religiosos.
 
Com um investimento de R$ 1,4 milhão no evento, o Ministério do Turismo quer aumentar o número de destinos religiosos e os gatos de turistas. “Queremos uma melhor a rede hoteleira e gastronômica para atrair esse público, que não fica em hotel, mas na casa de pessoas e igrejas”, disse secretário nacional de Políticas do Turismo, Sandro Fernandes.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário