one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Mandela observa foto de visita à Ilha Robben, onde ficou preso por 18 anos

Imagem:

Compartilhar:

Hospitalizado, Mandela completa 95 anos, mas África do Sul faz festa para ele

Criado em 18/07/13 08h26 e atualizado em 18/07/13 19h08
Por Renata Giraldi* Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Nelson Mandela observa foto de visita à Ilha Robben
Hospitalizado, Mandela completa 95 anos, mas África do Sul faz festa para ele (Nelson Mandela Centre of Memory)

Brasília – O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela faz hoje (18) 95 anos. Mandela comemora seu aniversário internado em um hospital em Pretória, desde 8 de junho, devido a complicações causadas por uma infecção pulmonar. Porém, o governo sul-africano programou série de atividades para celebrar a data denominada Dia de Mandela – data definida em 2010 em homenagem ao líder pelas Nações Unidas.

Leia também:

Na véspera de aniversário de Mandela, África do Sul prepara atividades sociais

Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto do ex-presidente

Símbolo de luta contra o apartheid (o regime de segregação racial da África do Sul), Mandela é apontado como herói nacional. Por iniciativa do governo sul-africano, cada cidadão do mundo é convidado a dedicar simbolicamente 67 minutos do seu tempo à serviço da coletividade em homenagem a Mandela e seus esforços, há 67 anos, pela igualdade racial.

Em várias cidades da África do Sul, voluntários vão pintar escolas, crianças vão cantar "Feliz Aniversário" e os políticos participarão de atividades de caridade ao longo do dia. Nos últimos dias, parentes de Mandela dizem que ele está melhor e respondendo ao tratamento médico.

Ouça aúdio da Radioagência Nacional:

A mulher do líder, Graça Machel, disse ontem (17) estar "um pouco menos ansiosa". "Espero que, mesmo se ele não puder aproveitar seu 95º aniversário, que esteja bem para seu 96º", disse George Bizos, advogado e amigo de Mandela.

Mandela, que permaneceu 27 anos na prisão pelo regime segregacionista do apartheid, foi libertado sem uma palavra de vingança. Libertado em 1990, negociou com o poder uma transição pacífica para a democracia. Eleito presidente, em 1994, ele demonstrou dispensar o mesmo tratamento para negros e brancos no país.

"Nunca na história da humanidade alguém foi reconhecido universalmente ainda em vida como a encarnação da magnanimidade e da reconciliação", disse o ex-arcebispo anglicano e primeiro negro a assumir o posto na África do Sul Desmond Tutu, também Prêmio Nobel da Paz de 1984 referindo-se a Mandela por seus esforços contra a segregação racial.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

*Com informações da agência pública de Angola, Angop

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário