one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mandela em momento de descontração

Imagem:

Compartilhar:

Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto do ex-presidente

Criado em 15/07/13 06h49 e atualizado em 15/07/13 07h29
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Nelson Mandela
Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto do ex-presidente (Alet van Huyssteen/Nelson Mandela Centre of Memory)

Brasília - Hospitalizado há 38 semanas, o ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, de 94 anos, está consciente e responde espontaneamente quando lhe fazem perguntas, segundo seu neto Ndba. “Meu avô está animado e responde positivamente quando falam com ele”, disse Ndba. O ex-presidente da África do Sul Thabo Mbeki, que acompanha o tratamento de Mandela, disse que ele poderia ter recebido alta médica para continuar a recuperação em casa.

“Sei que os médicos estão tratando muito bem [dele] e fazendo um trabalho excelente”, disse Mbeki. “Estou bastante confiante de que Madiba [apelido de Mandela cujo significado é Conciliador] terá alta", acrescentou ele, que sucedeu Mandela no poder de 1999 a 2008.

Leia também:

Mandela responde a tratamento, diz governo sul-africano

Após um mês de internação, Mandela permanece em estado crítico e estável

Mandela completa um mês hospitalizado em Pretória

Madela foi internado há cinco semanas, em 8 de junho, devido a uma infecção pulmonar crônica. Segundo o neto Ndba, o estado de Mandela permanece “grave, mas estável”. A três dias de comemorar 95 anos, o ex-presidente é esperado para as celebrações na África do Sul.

O governo pede à sociedade que mantenha as orações e a confiança no restabelecimento de Mandela. Há uma campanha nacional elencando as principais realizações do líder que combateu o apartheid [regime de segregação racial] e, por isso, passou 27 anos preso.

“Um movimento global de mudança positiva começa com pequenas ações, a partir de como cada pessoa age e isso estimula a mudança positiva, sensibilizando e expandindo os valores de Mandela, na luta contra a injustiça, ajudando as pessoas em suas necessidades e praticando a reconciliação”, diz a campanha nacional do governo sul-africano.

A campanha reúne possibilidades de as pessoas contribuírem com os projetos de prevenção ao HIV/aids, apoio a clínicas de doentes mentais e terminais, doações de brinquedos e livros, entre outras ações. A finalidade é que os sul-africanos vivam os valores da Constituição, que prevê os direitos de todas as pessoas que vivem no país, além de afirmar valores democráticos da dignidade humana, igualdade e liberdade para todos.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur e da Presidência da República da África do Sul.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário