one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Evo Moraes

Imagem:

Compartilhar:

Morales passará por Fortaleza para abastecer avião presidencial

Criado em 03/07/13 19h16 e atualizado em 03/07/13 19h30
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Após ter o avião proibido de sobrevoar e aterrissar em quatro países europeus, o presidente da Bolívia, Evo Morales, passará ainda hoje (3) rapidamente por Fortaleza, no Ceará. O embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, disse à Agência Brasil que Morales apenas abastecerá a aeronave na capital cearense e não deixará o avião. Segundo ele, o presidente está cansado pela longa viagem e quer chegar logo a La Paz, capital boliviana.

Morales saiu hoje pela manhã de Viena, na Áustria, obteve autorização para abastecer a aeronave nas Ilhas Canárias, na Espanha. O presidente boliviano é aguardado em La Paz por uma manifestação de simpatizantes que repudia a proibição determinada pelos governos europeus.

Ontem (2), o avião de Morales foi proibido de ingressar nos espaços aéreos de Portugal, da França, da Itália e da Espanha porque havia suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar autorização para seguir viagem, em Viena, na Áustria.

Nos Estados Unidos, Snowden é acusado de espionagem e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações de que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive a Bolívia. O pedido foi feito também ao Brasil, que indicou que não concederá.

A presidenta Dilma Rousseff e vários líderes da América Latina emitiram declarações rechaçando os atos dos governos europeus. Para eles, foi uma violação à América Latina. A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) convocou para amanhã (4) uma reunião extraordinária para discutir o assunto e fazer uma manifestação coletiva.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário