one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Bolívia, Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Morales quer reunião da Unasul para discutir proibição de avião em espaço aéreo

Criado em 03/07/13 07h00 e atualizado em 03/07/13 08h09
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, quer convocar uma reunião de emergência da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que engloba 12 países inclusive o Brasil, para discutir  a proibição dos governos de Portugal e da França ao ingresso do avião boliviano no espaço aéreo dos dois países. A proibição ocorreu ontem (2) porque as autoridades portuguesas suspeitavam que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estava a bordo da aeronave. A Bolívia quer explicações oficiais dos portugueses e franceses sobre a proibição.

A ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, confirmou que Morales estava “retido” em Viena, na Áustria. Segundo ela, a decisão dos governos de Portugal e da França caracteriza uma “ofensa grave”. Morales chegou ontem à noite ao aeroporto de Viena, procedente de Moscou (Rússia). As autoridades austríacas garantiram que Snowden não estava a bordo. O porta-voz do governo da Áustria, Alexander Schallenberg, disse que o presidente boliviano volta hoje (3) a La Paz.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bolívia, David Choquehuanca, disse que aguarda explicações das autoridades portuguesas. "Não sabemos de onde veio essa informação mal intencionada, essa enorme mentira. Estamos a averiguar. Portugal e a França têm de nos dar explicações", disse o chanceler.

Choquehuanca disse que foi preparado um plano de voo alternativo para que o avião de Morales fosse desviado para a Espanha, que autorizou o reabastecimento nas Ilhas Canárias, mas com a notificação do governo da França de proibição da aeronave sobrevoar o seu território. O chanceler confirmou que as autoridades de Portugal e da França suspeitavam que o ex-agente estava a bordo.

Snowden é acusado de espionagem pelos Estados Unidos e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há ainda informações que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário