one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Uruguai, José Mujica

Imagem:

Compartilhar:

Mujica considera que integração da América Latina deve partir da Amazônia

Criado em 24/07/13 18h11 e atualizado em 24/07/13 18h31
Por Portal EBC

Mujica compara comércio ilegal de maconha com prática clandestina de abortos
Presidente do Uruguai, José Mujica (Télam)

Brasília - “Em um mundo que se globaliza, para poder conversar com esse mundo, precisamos ser fortes. Para sermos fortes, precisamos nos juntar. Para nos juntarmos isso significa que temos que nos juntar à Amazônia”, disse o presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista exclusiva ao comentarista internacional da TV Brasil, Emir Sader. “A Amazônia pode se achar muito grande, muito grande para nós, mas é pequena para o mundo e precisa também de nós”, ressaltou.

Ao ser questionado sobre o futuro do Mercosul com a entrada da Venezuela no Bloco e a possibilidade de ingresso da Bolívia, Mujica disse que falta “fundar a nação” América Latina e que o desafio para isso é a superação dos nacionalismos. “Nós, os latino-americanos fundamos muitos países, quando conseguimos tirar as metrópoles das nossas costas. Falta fundar a nação. O que pode nos matar é a torpeza do nacionalismo furibundo. Temos que criar um telhado comum”.

Na entrevista Mujica também falou sobre a estratégia do Uruguai para legalizar a maconha. “Nós propusemos uma estratégia para que o Estado controle e regule esse mercado da maconha, estabelecendo uma dose, semanal, que estará na farmácia, como se fosse um remédio. Se o indivíduo extrapola, temos sua identificação e tratamos de atendê-lo para que se corrija”, afirmou.

O presidente uruguaio conta que a proposta tem antecedentes na história do país. “É uma tradição do Uruguai reconhecer a realidade”, afirmou. Ele cita a experiência da nacionalização da produção de bebidas alcoólicas em 1915, com a destinação de parte do lucro com a venda das bebidas para ajudar a saúde pública, enquanto os Estados Unidos aplicavam a “lei seca”.

Confira em vídeo a entrevista com Mujica para a TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário