one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rua de Ancara tomada por manifestantes

Imagem:

Compartilhar:

Na Turquia, parque que motivou protestos é reaberto no mês do Ramadã

Criado em 09/07/13 07h30 e atualizado em 09/07/13 08h38
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Parque Gezi de Istambul, onde ocorreram os protestos dos últimos meses na Turquia, foi reaberto na madrugada de hoje (9). A polícia que cercava o local, nos últimos dias, dispersou os manifestantes usando jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo. Uma pessoa ficou ferida e 35 foram detidas. O parque foi fechado em 15 de junho e, na ocasião, as autoridades informaram sobre a construção na área de um centro comercial, o que desencadeou as manifestações.

Como hoje começa o Ramadã – momento de jejum, de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar – o governo turco pretende colocar no parque mesas para celebrar o fim do período ao anoitecer.

A iniciativa do governo é um gesto para cativar os religiosos, segundo especialistas, em oposição aos movimentos laicos que criticam o primeiro-ministro turco, Recep Tayriq Erdogan. Um grupo aliado dos manifestantes, os muçulmanos anticapitalistas, anunciou que formará um cordão humano também para celebrar o momento da rutura do jejum.

Os protestos na Turquia, que se prolongam desde maio, causaram quatro mortos (três manifestantes e um policial), além de 8 mil feridos. Houve reações internacionais e cobranças ao governo pelo fim da violência e dos embates entre manifestantes e forças policiais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário