one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Objetivos do Milênio avançam mais do que o previsto e mais metas devem ser alcançadas até 2015, diz ONU

Criado em 01/07/13 13h59 e atualizado em 01/07/13 14h08
Por Portal EBC*

Desnutrição subnutrição pobreza Mali
Os dados apresentados pela ONU apontam que a proporção de pessoas subnutridas no mundo diminuiu de 23% em 1990-1992 para 15% em 2010-2012 (UNHCR/ACNUR Américas/Creative Commons)

Relatório lançado nesta segunda-feira (1º) pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que as ações conjuntas dos governos nacionais, da comunidade internacional, da sociedade civil e do setor privado estão tornando realidade o cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODM) – oito metas  acordadas por todos os países na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, em 2000. “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio têm sido o impulso global antipobreza mais bem-sucedido da história”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “Os ODM têm provado que objetivos focados de desenvolvimento global podem fazer uma grande diferença”, complementou.

Leia também:

ONU inicia contagem regressiva para o fim do prazo de cumprimento dos objetivos do milênio

Você sabe quais são os objetivos do milênio?

Com a melhoria de vida de milhões de pessoas através do cumprimento das metas de redução da pobreza, do aumento do acesso a água potável, da melhoria na qualidade de vida dos moradores de favelas e da conquista da paridade de gênero no ensino primário, o relatório afirma que o progresso notável em outras áreas significa que mais metas dos ODM podem ser alcançadas até 2015.

De acordo com os números apresentados, ganhos significativos têm sido obtidos em setores como o de  saúde. Entre os destaques está o obtido entre 2000 e 2010, quando as taxas de mortalidade causadas pela malária caíram mais de 25% no mundo e cerca de 1,1 milhão de mortes foram evitadas. A meta de reduzir pela metade a porcentagem de pessoas que sofrem de fome até 2015 também caminha positivamente. Os dados apresentados pela ONU apontam que a proporção de pessoas subnutridas no mundo diminuiu de 23% em 1990-1992 para 15% em 2010-2012. A taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos, por sua vez, também caiu em 41% – de 87 mortes por mil nascidos vivos em 1990 para 51 em 2011, o que significa 14 mil mortes a menos de crianças por dia.

O Relatório observa, ainda,  que a base de recursos do planeta está em sério declínio e recomenda que a atenção global precisa se concentrar sobre as disparidade mundiais. Segundo o documento, o progresso em direção aos oito ODM tem sido desigual não só entre regiões e países, mas também entre grupos populacionais internos.

Acesse o relatório completo, em inglês ou espanhol,aqui

*Com informações da ONU

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário