one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vaticano foto externa

Imagem:

Compartilhar:

Papa escolhe membros de comissão que reformará áreas econômica e administrativa da Santa Sé

Criado em 19/07/13 09h15 e atualizado em 19/07/13 09h31
Por Renata Giraldi* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Vaticano foto externa
Papa escolhe membros de comissão que reformará áreas econômica e administrativa da Santa Sé (Enrique Zepeda Venegas / Creative Commons)

Brasília – Às vésperas da chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 deste mês, foi publicada hoje (19) carta sobre a reforma econômico-administrava do Vaticano. O documento, denominado quirógrafo, é feito a mão e assinado pelo próprio pontífice. Nele, Francisco institui a comissão de especialistas que irá reformar o sistema vigente na Santa Sé. Não foi divulgado o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão.

Leia também:

"Nos vemos em três dias", diz papa Francisco no Twitter

Peregrinos elogiam beleza do Rio, mas apontam dificuldades no dia a dia

A iniciativa ocorre no momento em que se cobram da Igreja Católica Apostólica Romana providências sobre desvio de recursos do Banco do Vaticano e a responsabilidade de comandar de maneira isenta o orçamento da Santa Sé, incluindo os recursos da Cúria. A comissão, de oito integrantes, será presidida pelo padre espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda, secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos.

O texto informa que leigos e especialistas são maioria entre os membros da comissão. Entre eles, há uma mulher, a italiana Francesca Chaouqui Immacolata. Além dela e do reverendo espanhol, fazem parte do grupo Joseph Zahra, de Malta, Jean-Baptiste e Jean-Videlain Sevestre, da França, Enrique Llano, da Espanha, Jochen Messemer, da Alemanha, e George Yeo, de Singapura.

Zahra e Messemer são auditores internacionais da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé. O documento informa que todos os integrantes da comissão são especialistas nas áreas jurídica, econômica e financeira. A ordem é que a comissão tenha acesso aos documentos de que necessitar – em um dos itens, o papa ressalta que não pode haver restrição ao acesso dos especialistas.

Na carta, o papa lembra que houve reuniões dele com o Conselho de Cardeais para um estudo sobre os problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé. Nas reuniões, eles analisaram a situação financeira da Cidade do Vaticano referente ao ano passado.

O objetivo da comissão, ressalta o documento, é “desenvolver soluções estratégicas” para melhorar a situação atual, com transparência e prudência no setor financeiro para “garantir” a aplicação adequada de princípios contábeis e assegurar cuidados de saúde e de segurança social para todas as pessoas elegíveis.

A comissão deverá manter o papa informado sobre o processo de investigação e o andamento dos trabalhos. Os resultados deverão ser impressos e também digitalizados, depois de concluídas as tarefas. Tradutores e intérpretes também deverão auxiliar nos trabalhos da comissão. O grupo terá ainda o suporte de oito cardeais, designados por Francisco, para avaliar o projeto de reforma da Constituição.

*Com informações da Rádio Vaticano

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário