one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comandante das Forças Armadas do Egito, Abdul Fatah Khalil Al Sisi

Imagem:

Compartilhar:

Presidente interino egípcio promete travar batalha para garantir segurança no país

Criado em 19/07/13 07h30 e atualizado em 19/07/13 07h44
Por Renata Giraldi* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Abdul Fatah Khalil Al Sisi
Comandante das Forças Armadas do Egito, Abdul Fatah Khalil Al Sisi (Wikimedia Commons)

Lisboa – O presidente interino do Egito, Adly Mansour, disse hoje (19), véspera de novas manifestações de simpatizantes do presidente deposto Mouhamed Mursi, que travará a batalha da segurança até o fim. “Estamos em um momento decisivo da história do Egito, que alguns querem conduzir para o desconhecido”, ressaltou Mansour.

A afirmação de Mansour ocorre no momento em que oposicionistas ao governo e simpatizantes de Mursi defendem o retorno do presidente deposto ao poder. Protestos e manifestações são diários nas principais cidades do Egito, registrando situações de violência.

Leia mais:

CPLP quer aprofundar debate sobre segurança na internet

Comissão especial vai investigar ações de vandalismo durante as manifestações no Rio

Ministério Público denuncia policiais envolvidos na investigação da morte de ex-ministro do TSE

 

Paralelamente, a Irmandade Muçulmana, movimento que apoia Mursi, informou que aceita uma mediação pela União Europeia (UE) na tentativa de restituir o cargo ao presidente deposto. Integrantes do movimento se reuniram com a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, e o representante da entidade no Egito, Bernardino Leon, para apresentar a proposta.

Gehad El Haddad, um dos principais dirigentes da Irmandade Muçulmana, disse que, durante a reunião, houve uma "discussão sobre a forma de preparar as negociações”. “A restauração da legitimidade não é negociável”, destacou. Para Amr Darrag, que foi ministro de Mursi, a União Europeia demonstrou “desejo” de que a Irmandade Muçulmana “faça parte do processo de discussão política”.

No último dia 3, as Forças Armadas destituíram Mursi do poder, depois de meses de protestos no país cobrando ações do governo. Interinamente, assumiu a Presidência do Egito Adly Mansour, que era o presidente da Suprema Corte. Ele prometeu eleições, em seis meses, após reformar a Constituição do país.

*Com informações da Lusa, agência pública de notícias de Portugal

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário