one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma participou da cerimônia de formatura dos novos diplomatas do Instituto Rio Branco.

Imagem:

Compartilhar:

Secretário de Energia dos EUA prevê ampliação de acordos no setor com visita de Dilma

Criado em 01/07/13 11h53 e atualizado em 01/07/13 12h18
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – A pouco menos de quatro meses da primeira visita da presidenta Dilma Rousseff como chefe de Estado ao país, o secretário de Energia dos Estados Unidos - cargo equivalente ao de ministro - Ernest Moniz, disse hoje (1º) que há expectativas de ampliar a cooperação com o Brasil, principalmente em energia renovável. Casado com uma brasileira, Moniz elogiou para o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, os esforços do governo brasileiro no incentivo à área de ciência e tecnologia.

Na conversa com Patriota, em Viena, na Áustria, Moniz ressaltou que o Brasil tem se destacado no cenário internacional em vários setores, inclusive no debate sobre mudanças climáticas. O secretário também mencionou a possibilidade de aumentar os acordos de cooperação nos setores de extração de gás e óleo de xisto.

Antes da visita de Dilma a Washington, prevista para 23 de outubro, a presidenta participa, no final de setembro, da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Tradicionalmente, o presidente do Brasil é o primeiro líder a discursar, depois do presidente dos Estados Unidos.

A data da visita de Dilma ainda não foi definida oficialmente porque os dois países aguardam detalhes de agenda da presidenta e de Obama. O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que esteve no Brasil em maio, confirmou o convite formalmente à presidenta. Segundo ele, visitas de Estado demonstram a relevância das relações entre Brasil e Estados Unidos.

Biden elogiou Dilma durante a visita e disse que a presidenta do Brasil é uma líder que olha para frente. “A presidenta é uma líder que olha com o foco de raio laser para as questões que são mais importantes para o povo brasileiro”, disse Biden.
 

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário