one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Snowden pede asilo temporário à Rússia

Criado em 16/07/13 10h12 e atualizado em 16/07/13 10h23
Por Renata Giraldi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden está há 20 dias na área de trânsito do aeroporto de Sheremetievo (Wikimedia Commons)

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou atividades de espionagem por parte de agências do governo dos Estados Unidos a cidadãos norte-americanos e estrangeiros, pediu hoje (16) asilo temporário à Rússia. O advogado do norte-americano, Anatoli Kutcherena, disse que o pedido foi encaminhado às autoridades russas.

Leia também:

Snowden é mantido sob vigilância permanente em área de trânsito em Moscou

Alta comissária da ONU critica espionagem e defende proteção para Snowden

Snowden está há 20 dias na área de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, em Moscou, capital da Rússia, sem passaporte, sem visto e sem autorização para circular no país ou deixá-lo. O advogado do ex-consultor disse que o pedido de asilo foi entregue a um representante do Serviço Federal de Migração.

Kutcherena se reuniu com Snowden hoje. Se o Serviço Federal de Migração da Rússia aceitar o pedido temporário, o ex-consultor poderá permanecer no país por até 12 meses. Uma vez concedido, o asilo temporário tem prazo de um ano, renovável por igual período.

Ontem (15) o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a exigência para o ex-consultor permanecer no país é que ele encerre suas atividades. Putin, porém, disse que o norte-americano demonstrou interesse em manter suas atividades. Os governos da Venezuela, da Bolívia e da Nicarágua ofereceram asilo a Snowden.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário