one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner

Imagem:

Compartilhar:

Cristina Kircher defende na ONU domínio argentino nas Ilhas Malvinas

Criado em 06/08/13 18h29 e atualizado em 06/08/13 19h20
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Nova York – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu hoje (6), em debate que presidiu na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a soberania das Ilhas Malvinas. "Não é um capricho", afirmou Cristina, diante uma plateia de ministros latino-americanos que participaram da discussão, cujo tema oficial era a cooperação entre a ONU e as organizações regionais.

"O que estamos dizendo é que queremos que seja aplicada a resolução da ONU e que os dois países [Argentina e Reino Unido] se encontrem e discutam [o assunto]", disse ela. A presidente da Argentina disse ainda que não quer "alimentar nenhuma polêmica".

Três décadas após o fim da Guerra das Malvinas, os argentinos continuam reivindicando a posse do arquipélago, atualmente sob domínio britânico. Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, isso está fora de questão. Recentemente, Cameron reiterou que não haverá negociação alguma quanto à soberania das ilhas.

Um dos argumentos argentinos é que o arquipélago está mais próximo geograficamente da Argentina do que do Reino Unido. "Essas ilhas são parte do Atlântico Sul e da Argentina", reforçou Cristina Kirchner, que pouco antes se reunira com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que por sua vez, já pediu aos dois lados que encerrem a disputa de forma pacífica.

Em 1982 os dois países envolveram-se em uma guerra pelo controle das Malvinas. O Reino Unido conseguiu manter o controle do território.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário