one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Depois de 30 meses em queda, economia portuguesa volta a crescer

Criado em 14/08/13 08h13 e atualizado em 14/08/13 08h42
Por Gilberto Costa Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Lisboa - A economia portuguesa cresceu 1,1% entre abril e junho. Após 30 meses de queda, está é a primeira vez que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresce, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), equivalente ao IBGE no Brasil.

Conforme o INE, o desempenho do PIB foi puxado pela “aceleração expressiva das exportações de bens e serviços”, da “redução menos acentuada do investimento” na construção civil e do “efeito de calendário” relativo ao período da Páscoa (este ano celebrada em março, no trimestre anterior).

Leia também:

Crise aumenta número de dependentes de doação de refeições em Portugal

De acordo com o Eurostat, gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, o crescimento do PIB português foi o maior entre as 28 economias da União Europeia. A média de crescimento da UE foi apenas 0,3% – agravada pelas taxas negativas de economias importantes como a Suécia e a Holanda.

Em menos de uma semana, essa é a segunda boa notícia sobre a economia portuguesa. No último dia 8, o INE assinalou queda da taxa do desemprego.

Os dados, porém, não assinalam que o país tenha saído da recessão que enfrenta desde 2011. Segundo o INE, a economia encolheu 2% na comparação com o mesmo período em 2012; e a taxa divulgada hoje (14) não sobrepõe ao resultado negativo verificado entre janeiro e março deste ano (- 4,1%).

Além disso, Portugal ainda enfrenta o terceiro pior índice de pessoas sem atividade na Europa (atrás apenas da Grécia e da Espanha); tem forte indícios de aumento da pobreza na população e precisa implementar medidas de austeridade para conter o déficit público, de acordo com exigências de credores internacionais.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário