one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em seu primeiro discurso no Itamaraty, o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, defendeu hoje (28) o respeito e a preservação da hierarquia na casa

Imagem:

Compartilhar:

Figueiredo: Dilma é que vai dizer decidir como conduzir processo de senador boliviano

Criado em 28/08/13 18h41 e atualizado em 28/08/13 19h02
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse hoje (28) que a decisão sobre o futuro do senador boliviano Roger Pinto Molina está nas mãos da presidenta Dilma Rousseff. (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse hoje (28) que a decisão sobre o futuro do senador boliviano Roger Pinto Molina está nas mãos da presidenta Dilma Rousseff. Ele disse que não tem informações sobre pedidos de extradição ou devolução do parlamentar para a Bolívia.

"Quem conduz essa questão é a presidenta Dilma e portanto será feito o que ela determinar. Os dois governos [da Bolívia e do Brasil] estão em contato permanente. Portanto, não é uma crise com a Bolívia em si. Há conversas em curso e será feito o que a presidenta determinar", disse o chanceler, na primeira entrevista coletiva depois de tomar posse no Ministério das Relações Exteriores.

Figueiredo negou a existência de uma crise entre o Brasil e a Bolívia deflagrada pela retirada de Pinto Molina da embaixada brasileiras em La Paz (capital boliviana). O chanceler contou ter conversado de forma amistosa com o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, na cerimônia de posse hoje pela manhã.

Cauteloso, o chanceler disse que não vai se manifestar sobre a ação, organizada pelo encarregado de Negócio dos Brasil na Bolívia, Eduardo Saboia, para retirar Pinto Molina, que ficou 455 dias abrigado na embaixada brasileira. Ele disse que aguardará o resultado da investigação em curso na comissão de sindicância do ministério.

“Não é que eu não tenha opinião [sobre o assunto]. Eu tenho”, ressaltou Figueiredo. No discurso, ele defendeu o respeito e a preservação da hierarquia.

Figueiredo disse ainda que o embaixador Marcel Biato, que antecedeu Saboia e teve a nomeação para a Suécia retirada pela presidenta da República, já foi informado de que terá de retornar a Brasília. O chanceler disse conversou com Biato informando sobre as novas orientações.

O chanceler informou ainda que foram escolhidos os novos integrantes da comissão de sindicância, que investigará o tema. São eles os embaixadores Paulo Estivallet Mesquita, diretor do Departamento Econômico, e Rodrigo do Amaral Souza, do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos. Ambos substituem os embaixadores Glivânia Maria de Oliveira e Clemente de Lima Baena Soares, que se declararam impedidos de integrar a equipe.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário