one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em seu primeiro discurso no Itamaraty, o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, defendeu hoje (28) o respeito e a preservação da hierarquia na casa

Imagem:

Compartilhar:

Uso de armas químicas é intolerável, diz Figueiredo

Criado em 28/08/13 18h41 e atualizado em 28/08/13 18h59
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, condenou hoje (28) o uso de armas químicas, o que ele classificou como “intolerável”. O chanceler alertou sobre o risco de uma decisão, tomada fora do âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de intervenção armada na Síria, caracterizar violação do direito internacional. De acordo com Figueiredo, o uso da força deve ser o último recurso. O Brasil defende a busca do consenso pelo diálogo e pela negociação.

Leia também:

Síria: Forças do regime reposicionam-se face a ameaça de ataque

Evo Morales diz que Brasil deve mandar senador Pinto Molina de volta

“Sabe-se que há fortes indícios de uso de armas químicas na Síria. Isso é intolerável. Não é aceitável”, disse Figueiredo, referindo-se aos ataques ocorridos há uma semana nos arredores de Damasco, capital da Síria, que mataram cerca de 750 pessoas, principalmente crianças e adolescentes.

O chanceler lembrou que a posição do Brasil é contrária, em geral, ao uso da força. “É o último recurso. A decisão deve ser autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas”, ressaltou ele, acrescentando que aprovar medidas, sem o consentimento do conselho, é uma violação ao direito internacional.

O agravamento dos confrontos na Síria levou os governos do Reino Unido e da França defenderam a intervenção armada com o apoio dos Estados Unidos. O Conselho de Segurança analisa uma resolução, apresentada pelos britânicos, condenando o uso de armas químicas na Síria e sugerindo a intervenção.

A crise na Síria foi deflagrada em março de 2011, em meio a disputas pelo poder entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição. Mais de 100 mil pessoas morreram nos conflitos armados e há denúncias de violação de direitos humanos. No último dia 21, organizações não governamentais divulgaram que forças do governo usaram armas químicas contra civis.

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário