one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na Alemanha protestos acontecem em frente ao Banco Central Europeu

Imagem:

Compartilhar:

Austeridade pós-crise pode aumentar desigualdade na Europa, alerta ONG

Criado em 12/09/13 07h36 e atualizado em 12/09/13 08h34
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – A receita de corte de gastos do Estado, de investimentos e despesas sociais, pode aumentar a desigualdade entre ricos e pobres na Europa. O alerta é da organização não governamental (ONG) Oxfam, que tem escritório em diversos países, inclusive no Brasil.

A ONG divulga hoje (12) estudo que mostra os riscos sociais causados por políticas de austeridade econômica em implementação em diversos países europeus após a crise financeira internacional (2008).

Leia mais:

Suprema Corte do Peru definirá se Fujimori pode cumprir pena em prisão domiciliar

EUA e Rússia discutem plano de destruição de armas químicas sírias

Rice diz a chanceler que preocupações são legítimas, mas reclama da imprensa

 

Segundo a Oxfan, o número de pessoas pobres na União Europeia (UE) pode chegar a até 145 milhões em 2025. Nos cálculos da organização, em 2011 o número de pessoas pobres já somava 120 milhões nos 27 países da UE (antes do ingresso da Croácia nesse ano), total equivalente à população brasileira em quatro regiões (Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste).

Para a ONG, as políticas de ajustamento em países como Portugal, a Grécia, Irlanda, o Chipre (sob intervenção de credores externos) e a Espanha (com grande número de desempregados) pode agravar o empobrecimento e gerar situações semelhantes ao que ocorreu com o Brasil e outros países do terceiro mundo nas décadas de 1980 e 1990.

“Os países dessas zonas [América Latina, Africa Subsaariana e o Leste Asiático] receberam resgates financeiros do FMI [Fundo Monetário Internacional] e do Banco Mundial e tiveram que adotar uma série de medidas que incluíam corte de gasto público, nacionalização de dívida privada, redução de salários e um modelo de gestão da dívida [pública] que dá prioridade ao pagamento aos bancos comerciais acima das medidas de recuperação social e econômica”, diz o estudo. O texto destaca que os planos de ajuste econômico do passado “foram um fracasso: um tratamento que pretendia curar a enfermidade matando o paciente”.

De acordo com o estudo, há sinais preocupantes para os europeus. Entre 2008 e 2010, foram gastos 200 milhões de euros com medidas de estímulo econômico na União Europeia e 4,5 bilhões de euros com ajuda ao sistema financeiro. Na análise da ONG, essas medidas acabam por favorecer a concentração de renda. Assim, em 2011, os 10% mais pobres dos europeus totalizavam 3% da renda disponível, enquanto os 10% mais ricos somavam uma proporção oito vezes maior (24%).

Além dos efeitos negativos na distribuição de renda, a política restrita de procurar equilíbrio fiscal, cortando gastos sociais e investimento para que os países voltem a ter capacidade de livre negociação de títulos do tesouro nacional no mercado financeiro, acaba por ter efeito reverso e aumentar o peso da dívida pública no total da riqueza gerada.

Conforme a Oxfan, a dívida pública na União Europeia passou dos 60% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2008 para mais de 80% no mesmo período de 2013. O efeito foi observado individualmente em diversos países como a Espanha, França, Irlanda, Itália, Portugal e o Reino Unido.

No Brasil, a dívida pública equivale a 41% do PIB (dado do Banco Central), mas a concentração de renda é maior. “Os 20% mais ricos ainda detêm 57,7% do rendimento, em contrapartida a pouco mais de 11% dos 40% mais pobres”, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário