one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sede da União Europeia pode ter sido alvo de espionagem

Imagem:

Compartilhar:

Europeus se reúnem para discutir ação armada na Síria

Criado em 06/09/13 06h57 e atualizado em 06/09/13 07h54
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (que engloba 28 países) se reúnem hoje (6) em Vilnius (Lituânia) para discutir temas como política de segurança e defesa comum nas regiões do Norte da África e Médio Oriente. Os debates ocorrem no momento em que os líderes mundiais divergem sobre uma ação militar, liderada pelos Estados Unidos, na Síria.

A alta representante para os Negócios Estrangeiros [equivalente a ministra das Relações Exteriores] da União Europeia, Catherine Ashton, disse que não devem ser adotadas medidas, mas deve ser divulgada uma posição comum sobre a Síria. Por enquanto, entre os europeus apenas a França e o Reino Unido se declararam favoráveis à intervenção militar.

Leia mais:

Líderes demonstram divergências sobre guerra contra a Síria

ONU apela ao G20 para que diálogo se sobreponha à guerra na Síria

EUA apelam ao Irã para que colabore com as investigações sobre programa nuclear

 

Nas conversas informais, os líderes europeus defendem que seja esperado o resultado do trabalho dos peritos das Nações Unidas sobre os ataques com armas químicas, no último dia 21, quando mais de 1.000 pessoas morreram.Para o chanceler de Portugal, Rui Machete, uma intervenção militar na Síria só deve ocorrer se houver autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse que o Brasil é contra a intervenção militar por acreditar que a solução para o fim do impasse deve ser por meio do diálogo e do consenso.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário