one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a liberdade religiosa será respeitada

Imagem:

Compartilhar:

Líderes europeus parabenizam Angela Merkel por reeleição

Criado em 23/09/13 10h20 e atualizado em 23/09/13 10h31
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Angela Merkel
A Alemanha foi o primeiro país da União Europeia a reconduzir seu dirigente ao poder depois da crise financeira e monetária que abalou o bloco econômico (Dirk Vorderstraße/CC)

Brasília - A chanceler alemã Angela Merkel, reeleita ontem (22) para a chefia do governo da Alemanha com um resultado histórico muito perto da maioria absoluta, recebeu várias mensagens de parceiros europeus pouco depois da confirmação da vitória.

O presidente francês, François Hollande, um dos líderes europeus que diversas vezes discordaram de Merkel sobre políticas de austeridade para a Europa, foi o primeiro a falar com a chanceler ao telefone, e a convidou a visitar Paris após a formação do governo. Durante a conversa, os dois manifestaram interesse na manutenção da cooperação, para "vencer os desafios do projeto europeu".

Leia mais no Portal EBC: 

Angela Merkel pede terceiro mandato na Alemanha

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, usou a rede social Twitter para congratular-se com a chanceler alemã. "Parabéns para Angela Merkel. Espero que continuemos a trabalhar juntos", escreveu.

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, que devido à recessão vai implementar medidas de austeridade, considerou "brilhante" o resultado alcançando pela dirigente alemã e ressaltou a importância da vitória para a própria União Europeia.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, expressou a confiança de que Angela Merkel, à frente da maior economia do bloco europeu, continue trabalhando para a prosperidade do continente. "Estou confiante de que a Alemanha e o seu novo governo vão continuar o compromisso e a contribuir para a construção de uma Europa pacífica e próspera, a serviço de todos os cidadãos", disse, em comunicado.

Aos 59 anos, a chanceler alemã confirmou o estatuto de mulher mais poderosa do mundo. Se Angela Merkel cumprir o mandato pelo menos até 2017, será a mulher a ficar mais tempo no poder da Europa, ultrapassando Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra britânica durante 11 anos.

A Alemanha foi o primeiro país da União Europeia a reconduzir seu dirigente ao poder depois da crise financeira e monetária que abalou o bloco econômico. Nem na Espanha, França, Itália ou no Reino Unido, os chefes de governo havia sido reeleitos desde o início da crise financeira.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário