one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senador boliviano Roger Pinto Molina

Imagem:

Compartilhar:

Missão da Bolívia virá ao Brasil verificar situação de senador

Criado em 03/09/13 09h53 e atualizado em 03/09/13 10h14
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ministério Público da Bolívia diz que analisa pedir extradição de Roger Pinto Molina
Comissão irá apresentar documentos sobre os mais de 20 processos judiciais envolvendo Roger Pinto Molina (prosaepolitica.com.br)

Brasília – Uma missão de alto nível com autoridades bolivianas desembarcará até o fim desta semana em Brasília para verificar a situação do senador boliviano Roger Pinto Molina. O parlamentar foi retirado do país rumo ao Brasil há mais de uma semana, na tentativa de obter o status de asilado político. O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que o envio da missão foi definida durante conversa com a presidenta Dilma Rousseff no Suriname, durante a cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A missão de alto nível é formada pelos ministros Carlos Romero (Casa Civil),  Nardi Suxo (Transparência Institucional e Luta contra a Corrupção), Cecilia Ayllón (Justiça) e por integrantes do Ministério Público. Para Morales, Pinto Molina é um “delinquente comum”. O senador nega as acusações. Ele está em uma fazenda em Goiás, nos arredores de Brasília.

Leia mais:

Evo Morales vai ao encontro de Dilma para discutir asilo a Molina

Pinto Molina é retirado de Brasília para evitar politização do caso

Entenda o caso do senador boliviano Roger Pinto Molina

Morales disse que a missão virá a Brasília para apresentar documentos sobre os mais de 20 processos judiciais envolvendo Pinto Molina. De acordo com as autoridades bolivianas, o parlamentar de oposição é acusado de desvio de recursos e corrupção. A ministra da Comunicação, Amanda Dávila, disse que a missão vai apresentar documentos às autoridades brasileiras.

Pinto Molina foi retirado da Bolívia em uma operação organizada pelo encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, o diplomata Eduardo Saboia, que desencadeou uma crise diplomática. O então chanceler Antonio Patriota foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O senador ficou 455 dias abrigado na embaixada brasileira à espera de autorização dos bolivianos para deixar o país. Em junho de 2012, o Brasil concedeu asilo diplomático ao senador, mas o governo boliviano não deu o salvo-conduto para ele deixar o país.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário