one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Síria: Brasil quer que Conselho de Segurança busque diálogo e conciliação

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento da França discute participação do país em ação militar na Síria

Criado em 04/09/13 11h52 e atualizado em 04/09/13 12h00
Por Renata Giraldi* Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Parlamento da França debaterá hoje (4) a participação do país em uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos na Síria. Porém, o presidente francês, François Hollande, pode decidir, sem submeter aos parlamentares, apoiar a ação militar. Hollande já se manifestou favorável à intervenção.

O primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, e o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, irão à Assembleia Nacional (o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) e ao Senado para apresentar a posição do governo. Porém, a oposição pressiona Hollande a submeter à decisão aos parlamentares. "Haverá um debate, sem votação, porque qualquer que seja a hipótese, a decisão final será tomada pelo presidente da República”, disse o primeiro-ministro. Deputados e senadores, da base aliada e da oposição, condenaram a decisão de Hollande.

Leia mais:

Síria: pesquisa aponta que norte-americanos são contra ataque

Rússia envia três navios para monitorar situação na Síria

O governo dos Estados Unidos alega que é necessário reagir aos ataques com armas químicas na Síria, ocorridos no último dia 21. Imagens, divulgadas por organizações não governamentais (ONGs), mostraram que crianças, adolescentes e mulheres foram mortos nos ataques, em um total de mil pessoas. A decisão precisa ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, que retorna de recesso no próximo dia 9. A Comissão de Relações Exteriores do Senado já aprovou projeto de resolução que autoriza a ação.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu hoje que pode apoiar a ação militar, desde que a intervenção seja aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Putin defendeu um estudo minucioso sobre o que ocorreu na Síria. Um grupo de peritos das Nações Unidas esteve na Síria para verificar a situação. É aguardado o resultado da perícia pela comunidade internacional.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário