one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, considerou inaceitável proposta de orçamento da União Européia para o período 2014-2020

Imagem:

Compartilhar:

Portugal retoma negociação com a Troika

Criado em 03/09/13 09h22 e atualizado em 03/09/13 09h39
Por Gilberto Costa* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Correspondente da Agência Brasil / EBC

Lisboa - O governo português reinicia hoje (3) as negociações com os credores do programa de ajustamento econômico e ajuda financeira. O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, estreiam como interlocutores de Portugal na Comissão Europeia (CE), no Banco Central Europeu (BCE) e no Fundo Monetário Internacional (FMI), conjunto de instituições que formam a Troika.

A função era centralizada até julho pelo ex-ministro das Finanças Vitor Gaspar. A participação nas negociações foi exigência de Paulo Portas para permanecer no governo. 

Leia também no Portal EBC:

Israel e Estados Unidos fazem exercícios militares no Mediterrâneo

Simpatizantes de Mursi convocam manifestações no Egito

Cúpula do G20 também debaterá intervenção militar na Síria

Nesta terça-feira, Portas e Albuquerque se reúnem em Bruxelas (Bélgica) com o presidente da CE, Durão Barroso e com o comissário europeu dos Assuntos Econômicos, Olli Rehn. Amanhã (4), as reuniões ocorrerão com dirigentes na sede do BCE em Frankfurt (Alemanha); e na quinta-feira, na sede do FMI, em Washington (EUA).

A necessidade de mais encontros com dirigentes das instituições credoras era uma crítica recorrente da oposição (Partido Socialista) antes da reforma ministerial de julho passado. A viagem antecede a visita dos técnicos da Troika a Portugal, em 16 de setembro, para fazer a oitava e nona missões regulares de acompanhamento do programa de ajustamento. A missão dos credores é analisar as contas públicas, o que condiciona a liberação de parcela de 5,5 bilhões de euros (mais de R$ 17 bilhões) do empréstimo contraído em 2011 na sequência da crise financeira internacional.

Hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) previu recessão de 2,7% (taxa negativa de crescimento do Produto Interno Bruto – PIB) para Portugal em 2013, abaixo das previsões de crescimento para 15 dos 17 países onde circula o euro (0,4%); dos Estados Unidos (1,7%) e do Japão (1,6%).

Segundo o Eurostat, gabinete de estatísticas da CE, na comparação de julho de 2013 com o mesmo mês de 2012 verifica-se aumento nos preços dos produtos industriais (exceto energia) de 0,6% na União Europeia e de 0,4% na zona do euro. Em Portugal, a elevação chegou a 1,3% no período.

*Com informações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário