one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia quer solução negociada para acabar com crise na Síria

Criado em 06/09/13 10h39 e atualizado em 06/09/13 10h59
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton
Catherine Ashton, disse hoje (6) que a comunidade internacional deve reagir imediatamente à crise que atinge a Síria (World Economic Forum / Creative Commons)

Brasília – A alta representante para os Negócios Estrangeiros da União Europeia (equivalente a ministra das Relações Exteriores), Catherine Ashton, disse hoje (6) que a comunidade internacional deve reagir imediatamente à crise que atinge a Síria há mais de dois anos, evitando a ação armada. Ashton acrescentou que é fundamental acabar com as mortes em série que ocorrem no país. A estimativa é que mais de 100 mil pessoas, inclusive crianças e adolescentes, morreram desde março de 2011.

Lei também no portal EBC: 

Papa volta a enviar mensagens no Twitter pedindo paz na Síria

Europeus se reúnem para discutir ação armada na Síria

ONU apela ao G20 para que diálogo se sobreponha à guerra na Síria

Ashton recomendou que o ideal é buscar um acordo “pela via da diplomacia e política” para o fim do impasse. A reação dela ocorre no momento em que os Estados Unidos tentam obter apoio da comunidade internacional para promover a intervenção militar na Síria. "É preciso travar essa matança horrível", disse ela.

A alta representante coordena hoje uma reunião com os chanceleres da União Europeia (que engloba 28 países), em Vilnius, capital da Lituânia. A reunião só termina amanhã (7). Ashton reconheceu que sua recomendação de todos “se sentarem à mesa” em busca de um acordo não é fácil.

"A questão da Síria vai ser destaque no debate que teremos hoje, vamos certamente poder refletir sobre algumas das ideias que surgirem durante a reunião do G20 [grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais, cuja cúpula ocorre na Rússia]”, disse Ashton. Por enquanto, entre os europeus, apenas a França e o Reino Unidos manifestaram apoio aos Estados Unidos na intervenção militar.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário