one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Uruguai, José Mujica

Imagem:

Compartilhar:

Uruguai se oferece para intermediar processo de paz entre Colômbia e ELN

Criado em 23/09/13 21h30 e atualizado em 23/09/13 22h04
Por Leandra Felipe* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Bogotá – Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Uruguai, José Mujica, conversaram hoje (23), em Nova York, sobre o possível início de um processo pelo fim do conflito armado entre o governo colombiano e o Exército da Libertação Nacional (ELN). Mujica disse que o Uruguai pode ser anfitrião de uma mesa de negociação. Os dois presidentes participam da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

“O Uruguai oferece o mesmo que tem oferecido sempre. Estamos dispostos a acompanhar a Colômbia, no que seja necessário e no que possamos servir. Nossa casa, nosso país, tem as portas abertas e, não temos problemas políticos com isso [intermediar uma negociação]”, declarou Mujica, depois de conversar com Santos.

O presidente colombiano confirmou que Mujica ofereceu o território uruguaio para um eventual diálogo com o ELN. “Com este respaldo do presidente Mujica, com a oferta de que possamos usar o Uruguai como possível sede para uma negociação com o ELN, aos diálogos podem ser facilitados, quando surgir o momento de conversar com a guerrilha”, declarou.

Tanto o governo da Colômbia, quanto o ELN, sinalizaram ter interesse em começar um diálogo de paz, do mesmo modo que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão negociando o fim do conflito armado com o governo há 11 meses, em Havana, Cuba.

*Correspondente da Agência Brasil/EBC

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário