one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a liberdade religiosa será respeitada

Imagem:

Compartilhar:

Angela Merkel diz a Obama que espionagem entre aliados é inaceitável

Criado em 24/10/13 15h28 e atualizado em 24/10/13 15h49
Por Da Agência Brasil* Edição:Davi Oliveira

Bruxelas - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje (24), em sua chegada a Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu, que “espionagem entre amigos é algo que não se faz”, referindo-se às escutas de que teria sido alvo por parte dos serviços secretos dos Estados Unidos.

Argumentando que a espionagem entre aliados é inaceitável e que “a confiança deve ser restabelecida”, Angela Merkel informou que já teve oportunidade de dizer isso ao próprio presidente norte-americano, Barack Obama, ontem (23), em uma conversa por telefone.

Leia outras notícias internacionais

O caso das escutas norte-americanas foi abordado hoje em Bruxelas por Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande, em um encontro bilateral que antecedeu a Cúpula do Conselho da União Europeia, que vai até amanhã (25). Segundo o jornal Le Monde, foram interceptadas milhões de chamadas telefônicas na França pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana.

O tema tornou-se o assunto dominante no início de reunião entre os chefes de Estado e de governo da União Europeia. O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, confirmou que o tema vai ser discutido em alto nível - isto é, entre chefes de Estado e de governo, além de ministros.

Antes do começo do encontro, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ao ser questionado sobre o tema, enfatizou que, na União Europeia, o direito à privacidade é fundamental.

"Soubemos até recentemente o que é o totalitarismo e o que é a intromissão do Estado na vida privada", disse Durão Barroso. O líder europeu deu como exemplo a ação da polícia política na ex-República Democrática da Alemanha (RDA), a Alemanha Oriental, que, segundo ele, espionava as pessoas quotidianamente.

Com informações da Agência Lusa*

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário