one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Até agora, os vizinhos da Síria - o Líbano, a Turquia, Jordânia e o Iraque - absorveram a maioria dos refugiados

Imagem:

Compartilhar:

Egito é acusado de detenções e deportações ilegais de refugiados sírios

Criado em 17/10/13 12h43 e atualizado em 17/10/13 12h58
Por © Agência Lusa

Cairo – A Anistia Internacional acusou hoje (17) as autoridades egípcias de prender ilegalmente e repatriar para a Síria centenas de refugiados que fugiram dos conflitos no país. No relatório Não podemos viver aqui mais tempo, a organização não governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos destacou que, como consequência das opções políticas do Egito, muitos refugiados sírios e palestinos tentam fugir para a Europa de forma ilegal, através do Mediterrâneo.

“As autoridades egípcias têm o dever de proporcionar proteção a qualquer pessoa que tenha fugido da Síria e que procure um refúgio seguro”, advertiu Sherif Elsayed Ali, diretor do Departamento de Direitos dos Refugiados e Emigrantes da ONG.

Leia também em Internacional:

Venezuela anuncia ampliação da Missão Alimentação

Cúpula Ibero-Americana vai debater novas prioridades em um mundo globalizado

Vencedores do Nobel da Paz intercedem pela liberação de ativistas do Greenpeace

Estes refugiados são considerados no Egito partidários da Irmandade Muçulmana e acusados de cumplicidade na violência que tomou conta do país, depois da destituição pelos militares do Presidente Mohamed Mursi, em 3 de julho.

O governo egípcio começou a restringir, nos últimos meses, a entrada de refugiados no país e exigir um visto e um documento, emitidos pelo governo de Damasco, que certifiquem que a pessoa não representa uma “ameaça” à segurança interna. Os refugiados que já se encontram no Egito estão sendo forçados a deixar o país.

Segundo a ONG, a Marinha egípcia interceptou, nos últimos meses, 13 embarcações procedentes da Síria que se dirigiam ilegalmente para a Europa através de Mediterrâneo. A Anistia Internacional citou o exemplo de 200 pessoas – a maioria sírios, que abandonaram uma embarcação na cidade egípcia de Alexandria, em 17 de setembro.

Segundo o testemunho de diversos refugiados, a polícia costeira egípcia aproximou-se da embarcação, abriu fogo e matou uma mulher de 50 anos e um homem de 30 anos. Dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) dão conta que 946 pessoas já foram detidas pelas autoridades egípcias. Desse total, 742 – incluindo mulheres e crianças, permanecem detidas.

Segundo a agência de notícias EFE, vários advogados apresentaram queixa à Anistia Internacional por estarem impedidos de se encontrar com os detidos, que enfrentam o dilema de permanecer presos de forma ilegal e indefinida, ou aceitar a deportação para a Síria.

Caso aceitem a segunda opção, arriscam-se a ser detidos pelas forças sírias, como aconteceu com um grupo de 36 pessoas, deportado do Egito para Damasco em 4 de outubro. A Anistia Internacional assegurou que muitos estão agora detidos pelo serviço de informação militar do regime sírio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário