one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Investigação

Imagem:

Compartilhar:

França cobra de governo americano fim de espionagem

Criado em 21/10/13 16h05 e atualizado em 22/10/13 10h54
Por Da Agência Brasil * Edição:Marcos Chagas

Brasília - O governo francês pediu hoje (22) ao embaixador dos Estados Unidos no país, Charles Rivkin, garantias de que as interceptações de comunicações francesas deixaram de ser feitas, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Quay D'Orsay, depois de novas revelações sobre espionagem americana. O embaixador foi chamado ao ministério em caráter de urgência depois de o jornal Le Monde ter noticiado, na sua página na internet, que a Agência de Segurança Nacional (NSA) fez 70,3 milhões de registros de dados e telefônicos de franceses em um período de 30 dias, entre o final de 2012 e o início de 2013.

Charles Rivkin foi recebido no Ministério de Negócios Estrangeiros por Alexandre Ziegler, chefe de gabinete do chanceler Laurent Fabius. “Recordamos [ao embaixador] que esse tipo de prática entre aliados é totalmente inaceitável e que precisamos nos assegurar que elas já não ocorrem”, disse aos jornalistas o subdiretor para a imprensa, Alexandre Giorgini.

Leia outras notícias internacionais

O governo francês pediu que seja dada uma resposta concreta no prazo mais curto possível. A questão também vai ser abordada amanhã (22) pelo chefe da diplomacia francesa com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, em reunião que terão em Paris, antes do encontro que será realizado em Londres, entre os países Amigos da Síria e a Liga Árabe.

“O encontro entre Laurent Fabius e o seu homólogo norte-americano, amanhã (22), será essencialmente sobre a situação na Síria e as questões regionais, mas este assunto também vai ser abordado", disse Giorgini.

O embaixador americano em Paris já havia sido chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros no dia 1º de julho, depois das primeiras informações sobre a espionagem da NSA na Europa. Na ocasião, a França propôs aos parceiros na União Europeia (UE) que a proteção de dados fosse integrada às negociações para um acordo de livre comércio entre a UE e os Estados Unidos. Essa proposta levou à criação de um grupo de trabalho entre as partes, em julho, que se reuniu duas vezes.

Segundo o Le Monde, que cita documentos da NSA divulgados pelo ex-consultor Edward Snowden, os principais objetivos da espionagem americana na França eram suspeitos de ligações com o terrorismo e também personalidades ligadas ao mundo empresarial e político.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Marcos Chagas
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário