one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guerrilheiros das Farc

Imagem:

Compartilhar:

Rodada de negociação entre governo colombiano e Farc é estendida até segunda-feira

Criado em 31/10/13 18h02 e atualizado em 31/10/13 18h21
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente Agência Brasil/EBC

Guerrilheiros das Farc
Guerrilheiros das Farc (©Télam)

Bogotá - Os negociadores do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decidiram estender as conversações da 16ª rodada de negociação até a próxima segunda-feira (4). Inicialmente, a mesa negociadora reunida em Havana, Cuba, terminaria nesta quinta-feira (31) o ciclo de diálogos.

“As delegações do governo e das Farc informam que, com o objetivo de avançar na discussão e construção de acordos em torno do segundo ponto da agenda, concordamos em prolongar este ciclo de hoje até a próxima segunda”, diz o comunicado, lido em conjunto por representantes de ambos os lados da negociação.

Leia também:

Ativista brasileira do Greenpeace é oficialmente acusada de vandalismo na Rússia

Governo argentino notifica Clarín sobre Lei de Meios Audiovisuais

Rede social russa evita comentar possível contratação de Edward Snowden

De acordo com os negociadores, a meta é avançar na “construção de um acordo” para o segundo tema da agenda prevista, a participação política de ex-guerrilheiros das Farc, após concluído o processo pelo fim do conflito.

O assunto vem sendo discutido desde junho pelo governo e pela guerrilha. Neste mês de novembro os diálogos de paz completarão um ano. Nos seis primeiros meses da negociação, os representantes das Farc e do governo de Juan Manuel Santos conseguiram chegar a um acordo parcial sobre o desenvolvimento agrário.

O presidente Santos pediu que a negociação avançasse com maior rapidez, antes que fosse iniciada esta rodada de conversações. O governo espera avançar nos diálogos, em um momento importante da vida política do país, a menos oito meses das eleições presidenciais de 2014.

Além do tema agrário e da participação política, a mesa negociadora deve discutir mais quatro itens antes de finalizar o processo: a reparação das vítimas; o desarmamento e a desmobilização dos guerrilheiros após o término do conflito; soluções para o problema das drogas no país e garantias para o cumprimento dos acordos firmados.

As Farc, no entanto, se declararam contrárias a “acelerar” o processo devido às eleições e mantém a postura de que é preciso “negociar sem pressa”.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário