one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Ministro nega "cooperação" de serviços de informações de Portugal com a NSA

Criado em 08/11/13 16h52 e atualizado em 08/11/13 17h15
Por Agência Lusa

Lisboa - O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje (8) que não existe "cooperação institucional" entre os Serviços de Informações da República Portuguesa (Sirp) e a Agência de Segurança Nacional (NSA), dos Estados Unidos.

"Sobre as notícias divulgadas a respeito de uma listagem elaborada pela NSA, cujo conteúdo não nos cabe comentar, esclareço todavia que não existe cooperação institucional entre os Serviços de Informações da República Portuguesa e aquela agência", assegurou Rui Machete ao responder a uma questão da deputada do Bloco de Esquerda (BE), Helena Pinto, durante uma audiência parlamentar para debater o orçamento do Estado para 2014.

A deputada considerou "matéria extremamente grave" a vigilância efetuada pela NSA - em que foram interceptadas dezenas de milhões de chamadas eletrônicas e comunicações nas redes sociais. Ela destacou que Portugal "surge na imprensa europeia como um país facilitador e de confiança daquilo que se chama partilha de dados" e recordou que o seu grupo parlamentar já solicitou uma audiência específica sobre o tema na Comissão de Negócios Estrangeiros.

O chefe da diplomacia argumentou que o governo "não tem até ao momento quaisquer indícios de terem existido escutas, naquele contexto, contra entidades portuguesas", considerando assim "injustificado que o representante diplomático dos Estados Unidos em Lisboa seja objeto de uma diligência formal destinada a prestar esclarecimentos".

Machete também esclareceu que as atividades e missões do Sirp, entidade que engloba os Serviços de Informações Estratégicos de Defesa (Sied) e os Serviços de Informações de Segurança (Sis) "são tuteladas diretamente pelo primeiro-ministro, encontrando-se definidas por lei e naturalmente acompanhadas e supervisionadas pelo Conselho de Fiscalização eleito pela Assembleia da República".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário