one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paz Celestial, em Pequim

Imagem:

Compartilhar:

Minoria teme represália por acidente na Praça da Paz Celestial

Criado em 01/11/13 09h47 e atualizado em 01/11/13 10h00
Por Agência Brasil

Brasília - A líder de um grupo de exilados uigures - população à qual pertence o suspeito de ter causado o acidente na Praça da Paz Celestial na última segunda feira (28), em Pequim, na China - manifestou preocupação com represálias das autoridades chinesas contra a etnia. O acidente que tem sido tratado como um ato terrorista pelas autoridades, deixou cinco mortos e mais de 40 feridos. Anteontem (30), foram presas cinco pessoas associadas ao ocorrido.

De acordo com a líder do Congresso Mundial de Uigures, Rebiya Kadeer, forças de segurança foram deslocadas para a província de Xinjiang, no Noroeste da China, e estas forças estão repreendendo a população. Segundo ela, os detalhes do acidente ainda não foram esclarecidos - apesar de  três pessoas que estavam no automóvel que causou o acidente serem uigures - e a alegação do governo chinês de que o ocorrido foi um ato terrorista não pode ser aceita. Rebiya pediu que o governo chinês proteja os direitos das minorias étnicas, que a comunidade internacional acompanhe atentamente o caso e que seja conduzida uma investigação independente sobre o acidente.

Leia também em internacional:

Falta de planejamento atrasa repasses para reconstrução de áreas devastadas por tsunami

John Kerry admite que espionagem "foi longe demais"

Enviado internacional para a Síria diz que não haverá Genebra 2 sem a oposição

No início da semana, um automóvel identificado como um jipe atropelou uma multidão na Praça da Paz Celestial por volta das 13h (3h no horário de Brasília). Várias pessoas foram levadas a hospitais nas imediações. A suspeita da polícia é a de que o ato esteja relacionado a grupos da província autônoma de Xinjiang, local de origem do jipe, onde há uma população multiétnica de maioria uigur.

Com informações da agência pública de notícias do Japão, NHK

Edição:  Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário