one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Presidente da EBC assume comando de aliança de agências lusófonas

Criado em 26/11/13 15h35 e atualizado em 26/11/13 15h45
Edição:Denise Griesinger

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os representantes que integram a Aliança das Agências de Notícias de Língua Portuguesa (ALP) se reuniram hoje (26) em Brasília, e realizaram eleições dos membros dos órgãos sociais da entidade. O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, assumiu a presidência rotativa da aliança. A primeira vice-presidência é de José Mario Correia, da InfoPress, de Cabo Verde; e a segunda vice-presidência, de Josué Isaías, da Angola Press. A secretaria-geral será ocupada pelo representante da agência portuguesa Lusa, Afonso Camões. Para o Conselho Fiscal foi eleito o representante da STP Press, de São Tomé e Príncipe, Manuel Dênde.

Reunidos desde ontem (25), os representantes decidiram apresentar um projeto para a criação de um portal de notícias comum entre os países lusófonos – que têm o português como idioma. A proposta vai ser apresentada em junho de 2014, na cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Dili, no Timor Leste.

A página na internet vai reunir notícias oriundas das agências de notícias públicas dos oito países integrantes da aliança: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Moçambique; além de Macau, região administrativa da China. O objetivo do portal multinacional de notícias é ampliar o conhecimento mútuo da realidade dos países e disseminar notícias em língua portuguesa.

Na assembleia, também foi definido que os membros da aliança vão elaborar um plano de trabalho para o biênio 2013/2014, um projeto de financiamento e custeio para ser apresentado na cúpula da CPLP e um projeto para captação de recursos. Além disso, a ALP deve desenvolver um modelo para o portal de notícias e viabilizar o intercâmbio de profissionais para a troca de experiências e de conhecimento.

Sobre o financiamento da aliança, cogitou-se a possibilidade de patrocínio de empresas multinacionais, mas não foi descartada a possibilidade de financiamento pelas próprias agências.  "Se não há fundos, temos de cogitar a possibilidade de uma cotização, ainda que assimétrica, para que todos os membros possam, ao menos, participar de todas as reuniões", informou o diretor-presidente da EBC, Nelson Breve.

Ontem, o representante da Lusa, Afonso Camões, disse que o portal de notícias dependerá, em grande parte, do empenho das agências brasileira, a Agência Brasil, da EBC; portuguesa, a Lusa; e de Angola, a Angop.

Além dessas deliberações, a aliança de agências vai reivindicar que o português se torne um dos idiomas oficiais das Nações Unidas (ONU), que são inglês, espanhol, francês, russo, mandarim e árabe. Atualmente, estima-se que mais de 250 milhões de pessoas falem português. Espera-se que, por meio de articulação na CPLP – no caso brasileiro, com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores, essa reivindicação ganhe força.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário