one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Joanesburgo, sul-africanos prestam últimas homenagens na porta da casa de Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Africanos ainda homenageiam Mandela em Joanesburgo

Criado em 14/12/13 13h20 e atualizado em 14/12/13 13h44
Por Danilo Macedo Edição:Marcos Chagas Fonte:Enviado especial à África do Sul

Em Joanesburgo, sul-africanos prestam últimas homenagens na porta da casa de Nelson Mandela
Joanesburgo - Sul-africanos prestam últimas homenagens na porta da casa de Nelson Mandela, depositando flores, tirando fotografias, colando cartazes, com mensagens de carinho ao líder sul-africano, que será enterrado no próximo domingo (15) em sua cidade natal, Qunu, em uma cerimônia privada somente para familiares e amigos (Marcello Casal / Agência Brasil)

Joanesburgo - No dia em que o corpo de Nelson Mandela chegou a Qunu, onde será enterrado, muitas pessoas foram à frente da casa onde o ícone da luta contra o apartheid passou seus últimos meses de vida. Em Houghton, nos arredores de Joanesburgo, um grupo de aproximadamente 50 pessoas cantavam músicas de agradecimento a Madiba, como é chamado carinhosamente o ex-presidente sul-africano.

Acompanhe a cobertura sobre morte de Mandela

Muitas crianças foram levadas por seus pais e deixaram flores no local, que desde a morte do ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 1993, recebeu milhares de arranjos florais, velas e mensagens. As homenagens não são apenas dos sul-africanos, mas de pessoas de várias partes do mundo que por ali passaram e deixaram cartazes e cartas de agradecimento.

As pessoas tiravam fotos para registrar o momento e o local histórico. Alguns, ainda se emocionam a ponto de não conter as lágrimas com a lembrança de Mandela e de sua morte. Próximo à esquina da grande casa, alguns comerciantes aproveitam a ocasião para vender itens com a imagem do símbolo da liberdade e da paz na África do Sul: camisetas, quadros, boínas, bótons, entre outros.

A última cerimônia do funeral do "pai da nação", como é chamado, ocorrerá na manhã deste domingo, na fazenda da família, em Qunu, no Sudeste do país, onde o corpo será enterrado. Mandela, que assim como o título de sua autobiografia diz, percorreu um longo caminho para a liberdade, agora está a poucos instantes do seu descanso final.

Edição: Marcos Chagas

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário