one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem defenderam hoje (17) a concessão de asilo político ao norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país

Imagem:

Compartilhar:

Anistia Internacional pede que Brasil considere asilo político a Snowden

Criado em 18/12/13 16h03 e atualizado em 18/12/13 16h09

Edward Snowden
Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem defenderam a concessão de asilo político ao norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país (McZusatz/Creative Commons)

Brasília - A ONG Anistia Internacional pediu ao governo brasileiro que considere a possibilidade de conceder asilo político ao norte-americano Edward Snowden, ex-técnico da CIA, que fez a solicitação ao país em julho passado.

Snowden escreveu essa semana uma “carta aberta aos brasileiros” em sua conta do Facebook, onde diz que deseja ajudar o governo do Brasil pelo recente caso de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, mas não pode fazê-lo sem um “asilo político permanente”.

Leia também:

Campanha defende concessão de asilo no Brasil a Snowden

Dilma não se manifestará sobre Snowden

Senadores pedem que governo brasileiro conceda asilo político a Snowden

“Sua petição de refugiado deve ser considerada. É seu direto buscar a proteção internacional e também é obrigação internacional do Brasil revisar e decidir sobre a mesma”, disse Atila Roque, diretor da Anistia Internacional no Brasil por meio de um comunicado à imprensa.

O governo brasileiro afirma que não recebeu uma petição formal de asilo de Snowden e que não considera a carta de Snowden como uma solicitação. No último dia primeiro de agosto, Snowden recebeu asilo temporário da Rússia, uma decisão recebida com “extrema decepção” pelo governo dos EUA.

“Os comunicados dos Estados Unidos classificando Snowden de traidor causam prejuízo a seu direito de solicitar asilo e ter um julgamento justo”, alerta Roque.

“O povo brasileiro, que sofreu a perseguição política e a vigilância massiva durante os anos de ditadura no país, sabem muito bem seus efeitos abusivos”, afirmou o diretor da Anistia Internacional no Brasil, que pediu ao governo de Dilma Rousseff que atue “em defesa dos direitos humanos”.

Uma das revelações dos documentos revelados por Snowden, mostra que a NSA espionou as autoridades do Brasil, inclusivce Dilma Rousseff, que postergou uma visita de Estado a Washington em protesto por espionagem.

Atualmente Snowden vive na Rússia com paradeiro desconhecido por motivos de segurança e recentemente começou a trabalhar na área de web em uma das maiores empresas russas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário