one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Joanesburgo, sul-africanos prestam últimas homenagens na porta da casa de Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Capacidade de negociação e tolerância destacam-se no legado de Mandela

Criado em 15/12/13 12h14 e atualizado em 15/12/13 12h57
Por Yara Aquino* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil*

Brasília – A capacidade de negociar com diferentes setores foi uma das características marcantes do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, líder da luta contra o apartheid, o regime de segregação racial que vigorou no país de 1948 a 1994, em que a minoria branca detinha todo poder político e econômico e a maioria negra cumpria as regras da legislação separatista. É o que representantes do movimento negro, do governo brasileiro, artistas, parlamentares e militantes da área de direitos humanos destacam na personalidade Mandela, morto no dia 5 deste mês, e enterrado neste domingo (16), em Qunu, cidade onde passou a infância.

Eles avaliam o legado de Mandela para esta e para as futuras gerações. O ex-presidente, que passou 27 anos na prisão, combateu o  apartheid, e conquistou o respeito de adversários e críticos pelos esforços em busca da paz. Em 1983, ele dividiu o Prêmio Nobel da Paz om o então presidente da África do Sul Frederik de Klerk.

Leia também outras notícias sobre a morte de Nelson Mandela 

O diretor executivo da Educafro, Frei David Santos, ressalta a capacidade estratégica de negociação de Nelson Mandela com diferentes setores como um aprendizado a ser aplicado nas lutas dos movimentos sociais. “Ele teve a coragem de trabalhar com a situação de oposição fazendo todos servirem à causa do povo negro e à causa da paz.”

O coordenador do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Maurício Paixão, considera as atitudes do ex-presidente da África do Sul uma inspiração para que os negros busquem um país mais justo e uma sociedade fortemente democrática. “Este é o exemplo que o Mandela nos deixa e faz com que dialoguemos com a sociedade e fortaleçamos a população negra. Isso faz também com que os executores de políticas públicas pensem e repensem sobre uma política que realmente inclua e não exclua, principalmente a população negra.”

O cantor e secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula, destaca o sucesso que Mandela alcançou ao atuar de forma diplomática para alcançar seus ideais. “Dois momentos são marcantes para mim. O primeiro é quando ele resolve ir para a luta armada. E o segundo, quando ele passa pela prisão e, então, entende que a diplomacia tem mais poder que a violência, que as armas”, diz Netinho, que é também vereador licenciado.

Para a coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro, o apreço pela liberdade e a determinação para combater o racismo são importantes ensinamentos que Nelson Mandela deixa para o futuro. “A questão essencial do pensamento dele [Mandela] é não permitir que o racismo nos contamine. Não permitir que venhamos a reproduzir as mesmas perversidades que o racismo promove. Não permitir que o ódio e o revanchismo nos governem na nossa luta”, disse.

A coerência política ao longo de sua trajetória e o compromisso com a luta da classe trabalhadora são os exemplos de Mandela a serem seguidos por governantes e militastes, diz João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). “A coerência política de Mandela ao longo de tantos anos de vida pública e de luta é um elemento importante. Mandela conseguiu se manter firme, do ponto de vista das suas posições ideológicas, mesmo quando estava preso e também quando estava à frente do governo”, lembrou Rodrigues.

A secretária executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Patrícia Barcelos, cita a luta pela liberdade e a resistência como elementos da jornada de Mandela a serem aplicados no dia a dia. “Mandela deixou um legado de tolerância das relações entre as pessoas. A luta dele demonstrou que, por meio da tolerância, do reconhecimento entre os povos, é que se alcançaria a paz.”

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ativista do movimento negro, disse esperar que o Brasil se espelhe nas atitudes do líder sul-africano. “Espero que o Brasil acorde para o exemplo de Mandela e possa dar um tratamento à maioria a população, que ainda é excluída, a essa maioria que ainda tem que brigar pelas terras quilombolas.”

O cantor Martinho da Vila aponta o desapego de Mandela ao poder como um caminho a ser trilhado também pelos políticos brasileiros. “Um exemplo que ele deu para os políticos foi o desapego ao poder. O poder tem um atrativo: quase todos os que assumem uma função poderosa não querem sair nunca mais. Ele [Mandela], se quisesse, se perpetuaria como presidente até a sua morte, mas ele foi eleito, cumpriu o seu período e promoveu eleições”, observou.

Mandela ficou 27 anos preso em decorrência de sua luta em favor da igualdade racial, da liberdade e da democracia. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999. Mandela morreu no ultimo dia 5, aos 95 anos, em decorrência de problemas respiratórios

*Colaboraram Beatriz Pasqualino, Graziele Bezerra, Juliana Cézar Nunes e Tâmara Freire, repórteres da RádioAgência
Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário