one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte opera nova fábrica de combustível nuclear

Criado em 24/12/13 08h17 e atualizado em 24/12/13 11h40
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Seul - A Coreia do Norte opera uma nova fábrica de combustível nuclear, revelam imagens de satélite publicadas por peritos norte-americanos que sugerem um importante avanço no programa atômico do país.

As fotografias mostram instalações no Centro de Investigação Nuclear de Yongbyon - a cerca de 100 quilômetros ao norte de Pyongyang, a capital - que seriam destinadas a abastecer de combustível o reator principal de 5 megawatts, segundo analistas da página 38north.org na internet, associada ao Instituto norte-americano Johns Hopkins.

Leia mais notícias no Portal EBC

"A disponibilidade de combustível é um fator-chave para que a Coreia do Norte possa operar essas instalações", explicou o site dedicado a estudar o regime norte-coreano.

O instituto já tinha anunciado em setembro que o regime do líder Kim Jong-un tinha retomado a atividade do reator nuclear de Yongbyon.

O reator tem capacidade para produzir anualmente 6 quilos de plutônio, material que pode ser usado por Pyongyang para ampliar o arsenal nuclear.

As instalações de Yongbyon foram fechadas em 2007, depois de um acordo no âmbito do diálogo para a desnuclearização da Coreia do Norte.

Em 2008, Pyongyang abandonaria as conversações que juntam à mesma mesa a China, os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, tendo começado a desenvolver o programa nuclear.

Este ano, depois de mais sanções impostas pela Organização das Nações Unidas à Coreia do Norte devido ao ensaio nuclear de fevereiro, o regime de Kim Jong-un endureceu ainda mais a postura e anunciou que a sua política de defesa teria como estratégia principal o desenvolvimento de armas atômicas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário