one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Noco papa da Igreja Católica, Francisco

Imagem:

Compartilhar:

Igreja Católica elege primeiro papa latinoamericano

Criado em 25/12/13 12h46 e atualizado em 25/12/13 13h05
Por Carolina Sarres Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

 


Brasília – Pela primeira vez na história a Igreja escolheu um papa da América Latina. O pontífice Francisco é argentino e sucedeu o papa alemão Bento XVI, Joseph Ratzinger, que renunciou ao pontificado em fevereiro de 2013. Francisco foi eleito no dia 13 de março, e suas primeiras palavras foram que o caminho para a humanidade está no amor.

Para especialistas, a eleição arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, representa uma quebra de paradigma já que ele é o primeiro papa não europeu e o primeiro jesuíta. Além de ser o único pertencente à ordem no conclave. Espera-se que, ao longo do pontificado, outros paradigamas sejam quebrados especialmente relacionados a mudanças na administração da Santa Sé e do Vaticano, mas nada doutrinário. 

Neste ano, o papa visitou o Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho, quando convocou jovens a serem revolucionários. O evento religioso reuniu 3 milhões de fiéis no Rio de Janeiro, que não desanimaram com a chuva, a falta de infraestrutura e superlotação. A próxima JMJ foi confirmada para 2016 em Cracóvia, na Polônia.

Leia a retrospectiva 2013 do Portal EBC

Em dezembro deste ano, a revista norte-americana Time elegeu o papa Francisco a figura do ano em 2013. De acordo com a publicação, o pontífice é uma “nova voz da consciência”, com “foco na compaixão".

Em novembro, o papa publicou a exortação apostólica Evangelii Gaudium na qual foram tratados temas polêmicos como o aborto, o sacerdócio e a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Francisco também mencionou temas relacionados à família, aos jovens e à pobreza.

O papa Francisco assumiu a Igreja em um momento em que ela é alvo de denúncias de abusos sexuais e desvios de recursos. A Igreja também enfrenta pressão por reformas internas. Em resposta, foi criada uma Comissão de Proteção de Menores na Igreja para dar apoio pastoral às vítimas de abusos sexuais.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário