one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reator nuclear de água

Imagem:

Compartilhar:

Irã negocia no fim de semana suspensão de atividades nucleares

Criado em 03/12/13 12h09 e atualizado em 03/12/13 12h32
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Brasília - Representantes do Irã e de outros países vão se reunir no próximo fim de semana em Viena, na Áustria, para discutir a suspensão das atividades nucleares iranianas, conforme estabelecido pelo Acordo de Genebra firmado no fim de novembro. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Marzieh Afkhamm, informou hoje (3) que o encontro dos dias 8 e 9 de dezembro será para preparar a implementação das medidas necessárias ao cumprimento do documento.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) também participará das negociações, que deverão contar com representantes iranianos e dos países do 5+1 (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha) - principais responsáveis pela articulação do acordo.

A suspensão das atividades tem por objetivo demonstrar um avanço iraniano no contexto do controle do programa nuclear do país. O acordo, válido por seis meses, prevê especificamente a suspensão do enriquecimento de urânio em mais de 5%, a suspensão da construção do reator de água pesada de Arak – que poderá produzir plutônio –, o aumento das inspeções internacionais às instalações nucleares e a interrupção das atividades das usinas de Natans e Fordow - ambas no centro do país.

O objetivo do Irã é interromper as sanções impostas pela comunidade internacional. Os Estados Unidos e seus aliados irão aliviar os bloqueios de fornecimento de petróleo, ouro, petroquímicos, peças automotivas e de aeronaves civis. Estima-se que sejam liberados à economia iraniana cerca de US$ 7 bilhões (RS 16,4 bilhões, aproximadamente).

*Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário