one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Morales inaugura estação de monitoramento do primeiro satélite de comunicação boliviano

Criado em 02/12/13 22h07 e atualizado em 02/12/13 23h10
Por Leandra Felipe* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Bogotá - O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou hoje (2) a estação terrestre de Amachuma, na cidade de El Alto, no Oeste do país. De lá será monitorado o primeiro satélite de comunicação boliviano, o Túpac Katari, que, segundo o governo do país, entrará em órbita no dia 20 de dezembro e será lançado na China.

Leia mais notícias

"Não somos uma potência, mas estamos crescendo bastante. Já temos nosso satélite de comunicação. Isso não é mais privilégio só para as potências, mas também para países progressistas como o nosso”, disse Morales durante a inauguração da base.

Após o lançamento, o satélite começará suas operações a partir de abril do ano que vem e será administrado pelos bolivianos. A órbita do Túpac Katari será de 36 mil quilômetros ao redor da Terra e o equipamento terá duas estações terrenas de controle.

Morales acrescentou que este será um passo importante para saber o que está acontecendo na Bolívia e no mundo inteiro. “Além disso, o satélite vai permitir que tenhamos melhor comunicação em território boliviano”, disse.

De acordo com a Agência Boliviana Espacial, responsável pelo projeto, o Túpac Katari vai ampliar e melhorar os serviços de telefonia, internet, televisão e rádio e atenderá aos 337 municípios do país.

O custo do projeto, segundo a agência, foi superior a US$ 320 milhões e foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China, com contrapartida do governo boliviano.

*Com informações da Tv Multiestatal Telesur e Agência Boliviana de Notícias (ABN).

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário