one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos em Kiev, na Ucrânia, em 26 de novembro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia decide suspender negociações com a Ucrânia

Criado em 15/12/13 16h57 e atualizado em 15/12/13 17h42
Por Agência Brasil* Edição:Nádia Franco Fonte:

Brasília – No mesmo dia em que 200 mil pessoas reuniram-se em protesto na Praça da Independência, em Kiev, capital ucraniana, a União Europeia (UE) anunciou que as negociações com a Ucrânia estão suspensas até que o país demonstre claro compromisso para firmar um acordo de cooperação comercial. A Ucrânia tem sido sacudida desde o final de novembro por manifestações contrárias ao presidente Viktor Yanukovich, que decidiu  privilegiar uma aproximação com a Rússia em detrimento da integração europeia.

Leia outras notícias internacionais

Apesar das promessas do governo ucraniano, nos últimos dias, de retomar as negociações e de firmar o acordo comercial com a UE, o comissário europeu para a Ampliação da Política de Vizinhança da União Europeia, Stefan Füle, disse hoje (15) que os trabalhos “estão suspensos”. “As palavras e as ações do presidente [Viktor Yanukovich] e do governo estão cada vez mais distantes do acordo de cooperação”, acrescentou.

A oposição ucraniana acusa Yanukovich de ceder à pressão do seu principal aliado, o presidente russo Vladimir Putin. Descontentes com a aliança com Moscou, centenas de milhares de manifestantes têm ocupado a Praça da Independência pedindo a renúncia do presidente Yanukovich.

O senador republicano e ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos John McCain afirmou neste domingo, em Kiev, perante os manifestantes, que o governo americano os apoia. “A América está com vocês”, disse McCain, na Praça da Independência. Além do republicano, esteve no local o senador democrata Chris Murphy, também aclamado pela multidão de manifestantes.

*Com informações da Télam e da Agência Lusa

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário