one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luiz Alberto Figueiredo Machado assume ministério das Relações Exteriores no lugar de Antônio Patriota

Imagem:

Compartilhar:

Chanceler brasileiro vai aos EUA para tratar de espionagem

Criado em 29/01/14 21h53 e atualizado em 29/01/14 22h05
Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, vai se reunir novamente com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. Em pauta, as mudanças no monitoramento feito pela Agência de Segurança Nacional (NSA), anunciadas pelo governo norte-americano.

Confira mais notícias no Portal EBC

O encontro ocorrerá amanhã (30) em Washington e está marcado para as 11h, horário local. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, há uma ampla agenda entre Susan Rice e Figueiredo, mas naturalmente o tema da privacidade digital entrará em pauta. No encontro dos dois, em setembro de 2013, Rice classificou as demandas do Brasil de “legítimas”.

No último dia 18, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que os serviços de informações não vão mais espionar rotineiramente os países considerados aliados, mas que não vai pedir desculpas pela prática. O governo brasileiro declarou que o anúncio foi um “primeiro passo” e que vai acompanhar os desdobramentos práticos do discurso.

Figueiredo estava em Havana, Cuba, onde participou da II Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Hoje (29), o chanceler brasileiro disse à imprensa em Cuba que não deverá discutir uma nova data para visita da presidenta Dilma aos Estados Unidos, que foi cancelada. Além da conselheira, o ministro deve se reunir com o representante de Comércio Internacional dos Estados Unidos, Michael Froman.

Em dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução O Direito à Privacidade na Era Digital, apresentado por Brasil e pela Alemanha como reação às denúncias de espionagem internacional praticada pelos Estados Unidos em meios eletrônicos e digitais.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário