one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Atual presidente é candidato à reeleição

Imagem:

Compartilhar:

Presidente colombiano agradece apoio de Cuba ao processo de paz com as Farc

Criado em 29/01/14 17h16 e atualizado em 29/01/14 17h50
Por Leandra Felipe Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, agradeceu à Cuba o apoio ao processo de paz entre seu governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O governo cubano é mediador dos diálogos e anfitrião da mesa de negociações iniciada há pouco mais de um ano.

Leia mais notícias

“Quero agradecer ao governo cubano e aos cubanos por seu apoio ao processo de paz que estamos realizando aqui em Havana. O apoio de Cuba foi muito importante e avançamos, mesmo que ainda exista um longo caminho a percorrer”, declarou Santos na capital cubana, onde participa da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Santos agradeceu também ao apoio de outros presidentes e disse que é muito importante que a mesa de negociações continue a receber o respaldo internacional. Além de Cuba, que atua como mediador, os diálogos são observados pela Venezuela, o Chile e a Noruega.

O processo pelo fim do conflito completou 19 ciclos de conversação no último dia 23 de janeiro. Até o momento a mesa conseguiu acordos parciais sobre a participação política das Farc após firmado um acordo final de paz, e sobre o desenvolvimento agrário.

Atualmente, os negociadores discutem soluções para problema das drogas, mas ainda falta negociar a desmobilização e reintegração de ex-guerrilheiros, a reparação e justiça para as vítimas e as garantias para o cumprimentos dos acordos celebrados no pós-conflito.

Na semana passada, um ataque à população civil em Cauca estremeceu a opinião pública. As Farc anunciaram que aplicariam sanções aos chefes da organização que estiverem envolvidos no atentado.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário